Máquina de Vendas: novo CD

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Holding distribuirá produtos de e-commerce a todo o país a partir de Contagem.


A Máquina de Vendas, holding formada pelas redes varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping, investiu R$ 40 milhões para implantar um centro de distribuição (CD) de produtos voltados para o e-commerce em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em razão da criação da unidade, foram gerados mais de 300 postos de trabalho.

De acordo com o presidente do grupo, Ricardo Nunes, todos os itens comercializados pela internet estão armazenados na unidade, de onde as mercadorias são distribuídas para o país inteiro. "Apesar de as outras empresas do conglomerado estarem sediadas na Bahia, Mato Grosso e Pernambuco, optamos por instalar o centro de distribuição em Minas por conta da privilegiada localização geográfica do Estado, que nos permite ganhos logísticos na entrega das encomendas", explica. O galpão de armazenamento tem 50 mil metros quadrados e espaço para ser ampliado em mais 40 mil metros quadrados.

"Já planejamos o empreendimento tendo em vista um robusto aumento nas vendas. O e-commerce é um segmento que tem crescido muito rapidamente, trazendo ótimos resultados e, portanto, desempenha um papel fundamental na estratégia de expansão da Máquina de Vendas", afirma. Os 50 mil metros quadrados da unidade logística armazenam, atualmente, 60 mil itens e têm capacidade para comportar até 110 mil produtos.

Em média, o grupo comercializa aproximadamente 200 mil mercadorias por mês através da internet. As vendas por meio do e-commerce representam entre 12% e 20% do total registrado pelo grupo.

A holding conta com 900 lojas em 301 cidades, 23 estados e no Distrito Federal, somando 24 mil funcionários diretos. Neste ano, o grupo deve alcançar faturamento de R$ 7,2 bilhões. Em 2010, antes da incorporação da rede pernambucana Eletro Shopping - realizada em julho deste ano -, a Máquina de Vendas contabilizou receita bruta de R$ 5,7 bilhões. Segundo Nunes, a meta é chegar em 2014 com mil lojas e faturamento de R$ 10 bilhões, com a geração de 30 mil empregos diretos.

Para alcançar o objetivo, a Máquina de Vendas deve seguir incorporando ao grupo outras empresas do setor. O empresário confirmou que a aquisição de mais redes varejistas de menor porte em diferentes regiões do país tem sido avaliada. Apesar disso, ele preferiu manter sigilo sobre nomes e localidades mais visados. "Não só procuramos como somos constantemente procurados por grupos que pretendem se unir a nós. No entanto, por enquanto, ainda não podemos anunciar nada mais", disse.

O rápido crescimento do conglomerado é atribuído ao aumento da renda das classes C e D. Para o presidente, mesmo diante de um cenário de crise econômica mundial, os negócios no mercado interno, principalmente no segmento varejista de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, devem se manter aquecidos.

"A expansão do e-commerce certamente será ainda maior, tendo em vista que uma grande parcela da população que não utilizava a internet como ferramenta de consumo passou a usar o mecanismo, que além de prático tem se mostrado muito seguro e eficiente, o que estimula as pessoas a comprar pela rede mundial de computadores", avalia.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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