Nova York - As vendas das redes varejistas dos Estados Unidos relativas a setembro vieram em geral boas, com promoções auxiliando a desaguar mercadorias em geral compradas na volta à escola, enquanto se iniciam os preparativos para a temporada de feriados, que na média representa 20% das vendas anuais.
Setembro é o mês em que as varejistas dos EUA mudam seus produtos antes das temperaturas mais frias com a chegada do inverno, enquanto aproveitam para liquidar bens consumidos no verão e fazem negócios com clientes que estão cada vez mais comprando as mercadorias perto do momento em que vão necessitar delas, neste caso do retorno à escola. O furacão Irene também parece ter tido um papel, prejudicando o fim de agosto e retardando algumas vendas para setembro.
As 23 varejistas pesquisas pela Thomson Reuters informaram que tiveram alta de 5,1% nas vendas em lojas abertas há mais de um ano, ou vendas de mesmas lojas. O dado é superior à expectativa de 4,6%, e também ao crescimento de 2,7% no ano passado.
As vendas de mesmas lojas de setembro indicam que em vários casos quantidades significativas de produtos foram comprados antes do feriado, com grandes descontos em muitos casos.
A Target teve aumento de 5,3% nas vendas de mesmas lojas, ante expectativa de 3,9%, provavelmente puxadas em parte por sua linha Missoni, com edição limitada, que vendeu mais rápido que o esperado.
A Macy’s teve crescimento de 4,9% nas vendas de mesmas lojas, ante previsão de 4,4%. O executivo-chefe da companhia, Terry Lundgren, disse estar confiante de que a Macy’s seguirá ganhando maior participação no mercado, enquanto se prepara para a temporada de vendas em feriados. A Macy’s informou esperar que suas vendas de mesmas lojas no terceiro trimestre fiquem em alta de 4,5%, ante previsão anterior de 4%.
A J.C. Penney informou que suas vendas na categoria mesmas lojas caíram 0,6%, quando um ganho de 0,6% era esperado. A loja de departamentos espera agora estabilidade no terceiro trimestre, e não o aumento de 2% a 3% antes previsto.
A Kohl’s Corp., que apresentou suas linhas Jennifer Lopez e Marc Anthony em setembro, teve aumento de 4,1% nas vendas de mesmas lojas, quando a previsão era de 2,2%. O executivo-chefe Kevin Mansell disse que os lançamentos "geraram excitação" e se reverteram em negócios.
A volatilidade recente nas bolsas não parece ter afetado os compradores do mercado de luxo, como fez durante a recessão. A varejista do setor de luxo Saks teve aumento de 9,3% em suas vendas em setembro, ante previsão de 6,5%, e a Nordstrom teve alta de 10,7%, quando 5,2% era o esperado.
A Gap teve queda de 4% na categoria mesmas lojas em setembro, em linha com as projeções de analistas. A varejista TJX se saiu bem em setembro, com 4% de aumento em suas vendas na categoria de mesmas lojas, quando a projeção era de 3,2%. A Costco Wholesale teve alta de 12%, ante previsão de 10,1%. A varejista Buckle, voltada para os jovens, teve ganho de 10,3%, ante expectativa de alta de 3,8%. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG