EUA: Resultado das redes varejistas surpreende

Leia em 2min 40s

Nova York - As vendas das redes varejistas dos Estados Unidos relativas a setembro vieram em geral boas, com promoções auxiliando a desaguar mercadorias em geral compradas na volta à escola, enquanto se iniciam os preparativos para a temporada de feriados, que na média representa 20% das vendas anuais.

Setembro é o mês em que as varejistas dos EUA mudam seus produtos antes das temperaturas mais frias com a chegada do inverno, enquanto aproveitam para liquidar bens consumidos no verão e fazem negócios com clientes que estão cada vez mais comprando as mercadorias perto do momento em que vão necessitar delas, neste caso do retorno à escola. O furacão Irene também parece ter tido um papel, prejudicando o fim de agosto e retardando algumas vendas para setembro.

As 23 varejistas pesquisas pela Thomson Reuters informaram que tiveram alta de 5,1% nas vendas em lojas abertas há mais de um ano, ou vendas de mesmas lojas. O dado é superior à expectativa de 4,6%, e também ao crescimento de 2,7% no ano passado.

As vendas de mesmas lojas de setembro indicam que em vários casos quantidades significativas de produtos foram comprados antes do feriado, com grandes descontos em muitos casos.

A Target teve aumento de 5,3% nas vendas de mesmas lojas, ante expectativa de 3,9%, provavelmente puxadas em parte por sua linha Missoni, com edição limitada, que vendeu mais rápido que o esperado.

A Macy’s teve crescimento de 4,9% nas vendas de mesmas lojas, ante previsão de 4,4%. O executivo-chefe da companhia, Terry Lundgren, disse estar confiante de que a Macy’s seguirá ganhando maior participação no mercado, enquanto se prepara para a temporada de vendas em feriados. A Macy’s informou esperar que suas vendas de mesmas lojas no terceiro trimestre fiquem em alta de 4,5%, ante previsão anterior de 4%.

A J.C. Penney informou que suas vendas na categoria mesmas lojas caíram 0,6%, quando um ganho de 0,6% era esperado. A loja de departamentos espera agora estabilidade no terceiro trimestre, e não o aumento de 2% a 3% antes previsto.

A Kohl’s Corp., que apresentou suas linhas Jennifer Lopez e Marc Anthony em setembro, teve aumento de 4,1% nas vendas de mesmas lojas, quando a previsão era de 2,2%. O executivo-chefe Kevin Mansell disse que os lançamentos "geraram excitação" e se reverteram em negócios.

A volatilidade recente nas bolsas não parece ter afetado os compradores do mercado de luxo, como fez durante a recessão. A varejista do setor de luxo Saks teve aumento de 9,3% em suas vendas em setembro, ante previsão de 6,5%, e a Nordstrom teve alta de 10,7%, quando 5,2% era o esperado.

A Gap teve queda de 4% na categoria mesmas lojas em setembro, em linha com as projeções de analistas. A varejista TJX se saiu bem em setembro, com 4% de aumento em suas vendas na categoria de mesmas lojas, quando a projeção era de 3,2%. A Costco Wholesale teve alta de 12%, ante previsão de 10,1%. A varejista Buckle, voltada para os jovens, teve ganho de 10,3%, ante expectativa de alta de 3,8%. (AE)

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Inpi aprova certificação a produtores do Serro

Os produtores do queijo Minas Artesanal do Serro, atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extens&at...

Veja mais
Estratégia da PepsiCo

A PepsiCo, fabricante das marcas Elma chips, Quaker, Gatorade, entre outros, investiu R$ 57 milhões para lan&cced...

Veja mais
Hortifrúti é o vilão da cesta básica

O consumidor do Grande ABC irá notar que a salada mais tradicional - composta de alface, tomate e cebola - est&aa...

Veja mais
Preços dos brinquedos podem variar até 151%

O consumidor que dedicar algumas horas de pesquisa encontrará o presente do Dia das Crianças até tr...

Veja mais
Cetesb dá aval e shopping Center Norte reabre hoje

Após dois dias fechado por determinação da Prefeitura de São Paulo, o shopping Center Norte ...

Veja mais
Lotes de Toddynho com defeito serão recolhidos

Após reclamações de consumidores no Rio Grande do Sul, empresa divulgou que 80 unidades continham d...

Veja mais
À frente da Apple, Steve Jobs definiu os rumos de vários mercados

Executivo revolucionou as indústrias de computadores, de música digital e de telefonia móvel, al&ea...

Veja mais
Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Fabricantes repassam reajuste em componentes e computadores, tablets e TVs devem saltar até 15% em novembroPositi...

Veja mais
Brasileiro sofistica o uso do desodorante

No primeiro semestre deste ano, 56% dos desodorantes e antitranspirantes vendidos no Brasil eram aerossol. Em 2010, pela...

Veja mais