Leite tem futuro

Leia em 1min 50s

Com sala cheia, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, falou sobre o agronegócio na Feileite, feira de gado leiteiro.

 

Rodrigues afirmou que nos últimos dez anos, as exportações de etanol subiram 270%, as de carne bovina 97% e as de suínos, 95%. O leite, que há quatro anos o Brasil não exportava, também cresceu na pauta externa e deve fechar 2008 com um faturamento de 500 milhões de dólares. "Prevaleceu a eficiência do nosso produtor. Sem Rodada Doha, sem OMC, conquistamos mercados desenvolvidos e emergentes", diz.


 
E foram nos países emergentes, segundo Rodrigues, que as exportações nacionais explodiram. "O mundo incorporou milhões de famílias à mesa e isso alavancou as vendas de alimentos." Só os produtos lácteos são embarcados para cerca de 200 países, sendo que o principal comprador é a Venezuela com 150 milhões de dólares.


 
O cenário para o agronegócio brasileiro, que era bastante promissor, está exigindo cautela diante do terremoto financeiro. Porém, Rodrigues observou que se o país fizer corretamente a lição de casa, ele deverá expandir ainda mais as exportações a partir de 2010.

 

"Estamos plantando uma safra mais cara e com menos crédito. Em consequência, existe o temor de o produtor usar insumos mais baratos e a produtividade cair."
Rodrigues afirma que o governo está fazendo a parte dele, ao liberar recursos. "Os bancos estão segurando dinheiro, mas o motivo é a incerteza diante do futuro."
 


Rodrigues defende uma política de preços mínimos e o alocamento de recursos por parte do orçamento. "Se essas medidas forem à prática, os bancos perdem o receio e uma grande safra pode sair da terra em 2009, consolidando-se em 2010, pois uma coisa é certa: ninguém vai deixar de comprar alimentos."
 


O ex-ministro revelou ainda que o rebanho leiteiro cresceu 29% nos últimos 14 anos e a produção foi incrementada em 149%. "O leite também se modernizou. O pecuarista foi atrás de genética boa, aprendeu a manejar o gado, e hoje o futuro do setor é promissor, mesmo com os baixos preços atuais do litro de leite pago ao fazendeiro."

 

Veículo: Revista Globo Rural


Veja também

BIC apresenta solução completa para o barbear do consumidor

Empresa mantém a vice-liderança na categoria de lâminas descartáveis, impulsionada pelas vend...

Veja mais
Vodca Absolut inicia ações da campanha "por um mundo mais criativo"

A fabricante sueca de vodca Absolut começa a esboçar na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey a...

Veja mais
Massas, preferência nacional

As massas estão presentes em praticamente 100% dos lares brasileiros, o que já faz do País o tercei...

Veja mais
Mauri lança linha de sobremesas com Ovos

A Mauri, sempre pensando em produtos que possam facilitar a vida dos padeiros, confeiteiros e dos Chefs de patiserrie, a...

Veja mais
Frutas de valor

Desidratação garante aproveitamento total da safra em processo simples, que dá lucro ao produtor &...

Veja mais
Bataticultor com problema para acesso ao crédito

Os baixos preços da batata praticados em Minas Gerais no decorrer de 2008 aliados à dificuldade de consegu...

Veja mais
Dólar faz importador de vestuário negociar

Forte oscilação da moeda norte-americana dificulta a aquisição desses artigos a curtí...

Veja mais
Melhorias em rodovias de SP devem levar 8 anos

Até mesmo as recém-privatizadas deverão sofrer modificações.   Até 2016...

Veja mais
Panelas de pressão vão receber selo de qualidade

Certificação do Inmetro será obrigatória a partir do ano que vem.   A partir do ano q...

Veja mais