Foi-se o tempo em que consumidores só sentiam o gostinho do Natal em meados de novembro. As fornadas de panetones invadem cada vez mais cedo o varejo. Este ano, o produto chegou no Walmart, por exemplo, na primeira semana de setembro, uma quinzena antes do lançamento de 2010.
O esforço deu resultado: segundo o Walmart, no acumulado até 12 de outubro, as vendas de panetones cresceram 80% sobre o mesmo período do ano passado. Por mais que a indústria incremente o bolo natalino com chocolate ou doce de leite, a versão frutas continua sendo a preferida, segundo a varejista, que pretende vender 25% mais panetones este ano do que em 2010.
As vendas no Walmart começaram com a Nestlé, vice-líder em panetones. A empresa estreou na categoria em 2008 e passou a colocar suas marcas famosas no recheio, como Alpino, Prestígio e Moça.
Outra concorrente que chegou no mesmo ano foi a Bimbo. A multinacional mexicana apresenta versões do produto nas marcas Pullman, Nutrella e Plus Vita, divididos de acordo com a região do país. Este ano, a empresa também lança no mercado a marca Laura e uma versão infantil em tamanho de gente grande, com 500 gramas. (DM)
Veículo: Valor Econômico