Produto será vendido no atacado por R$ 0,80, índice de lucratividade oferecido é de 87,5%.
Quem conhece as praias do Rio de Janeiro com certeza já ouviu falar do Biscoito Globo. Nas versões doce e salgada, o biscoito de polvilho é febre entre os cariocas há mais de 50 anos. Inspirado por esse fenômeno, o empresário mineiro Rodrigo Paiva vai reposicionar o Biscoito Recreio no mercado.
Paiva é proprietário do Restaurante Graciliano, que tem unidades nos bairros de Lourdes, Belvedere e no Shopping Pátio Savassi, todas na região Centro-Sul da cidade, e das padarias Santíssimo Pão, com cinco lojas espalhadas pelos bairros Serra (duas filiais), Lourdes, Sion e Santo Antônio, na região Centro-Sul. Os biscoitos já são produzidos há mais de 10 anos e comercializados nesses estabelecimentos.
O sucesso de vendas é absoluto. No entanto, Paiva via nos biscoitos um potencial a mais. Foi por isso que resolveu criar embalagens de 40 gramas e mudar a forma de distribuição. Eles serão vendidos para o consumidor a R$ 1,50, nos pontos de maior movimento de Belo Horizonte, por ambulantes. A expectativa é de que os produtos cheguem às ruas dentro de 30 dias. No momento, a empresa está tratando de questões burocráticas e cadastrando vendedores. O biscoito será vendido no atacado por R$ 0,80, índice de lucratividade é de 87,5%. "Queremos colocar o Biscoito Recreio em todos os pontos da cidade. Desde carrinho de balas até pessoas que vendem no sinal podem comercializar o produto", afirma.
Ele diz, ainda, que o processo de credenciamento é lento, pois é necessário conscientizar os ambulantes sobre o produto. "Para manter a qualidade é preciso que ele comprem os pacotes diariamente ou no máximo de dois em dois dias. Os biscoitos têm que ser vendidos ainda frescos. Para isso, estamos trabalhando com cautela o cadastramento dos ambulantes", explica.
Paiva espera, inicialmente, comercializar cerca de mil pacotes por dia. "Dentro de dois a três meses queremos subir esse número para 5 mil pacotes/dia", afirma. O potencial de venda do biscoito, para o empresário, é muito maior. Mas as vendas devem crescer aos poucos.
A capacidade de produção do Biscoito Recreio é muito maior do que o plano inicial. Eles serão produzidos nas padarias Santíssimo Pão, que têm fornos adequados para a fabricação do produto. Paiva não soube dizer qual é a capacidade instalada da empresa. "Posso usar as cinco unidades para fabricá-lo se necessário", observa.
Ele quer transformar o Biscoito Recreio em um hábito do belo-horizontino, assim como acontece com o Biscoito Globo no Rio de Janeiro. "A receita é tradicional e antiga, trazida do interior de Minas. Serão uma ótima opção de lanche rápido, nutritivo, saboroso e barato."
Veículo: Diário do Comércio - MG