Mabel volta ao mercado de panetones com a mesma tecnologia da Bauducco

Leia em 2min 40s

Empresa tentou experiência com fornecedores nacionais em 2007, mas rendeu-se à qualidade da concorrente


A fabricante de biscoitos Mabel vai iniciar a venda de panetones no Natal de 2012, mas sabe que para ter chance neste mercado precisa de umproduto, no mínimo, parecido com o da Bauducco. E é exatamente isso que ela vai fazer. Vicente Barros, diretor- presidente da companhia, diz ter achado na Anuga — uma das maiores feiras de alimentos que ocorre este ano em Colônia, Alemanha — uma das companhias que forneceram tecnologia para a Bauducco, quando a concorrente começou a fabricar seus primeiros panetones.

Embora Barros não confirme o nome da empresa com a qual está conversando, os comentários pela feira são de que o executivo entrou em contato com a Massi, tradicional fabricante italiana. A Mabel já teve uma experiência com panetones no Natal de 2007. Na ocasião, a companhia colocou nas gôndolas dos supermercados produtos com a sua marca, mas produzido spor indústrias brasileiras. “A experiência deu certo, mas percebemos que para ter um panetone excelente precisamos chegar muito próximos a eles (Bauducco). O panetone que tínhamos foi interessante para colocar no mercado, mas não tivemos um bom produto para competir”, diz Barros.       

O executivo espera concluir a negociação com a fabricante de panetone nos próximos meses. Se tudo der certo, a encomenda será de 2 milhões de unidades, o dobro do comercializado no seu teste de vendas de 2007. Porém, mesmo se conseguir vender toda a remessa, a Mabel não vai fazer cócegas na Bauducco cuja produção de panetones chega a 50milhões por Natal, segundo informações de mercado. Depois que aprender como se faz o bolo de frutas cristalizadas com os italianos, a Mabel espera deixar de importá-los para iniciar a produção em uma de suas cinco fábricas no Brasil.

Velho plano

Barros também quer encontrar na Anuga um fabricante que vai realizar o antigo sonho da Mabel de produzir chocolates. “A Anuga é uma oportunidade para encontrarmos parceiros que nos ajude a comercializar estes produtos”, diz. Mesmo se achar o fabricante ideal para seu chocolate, a venda do produto vai ter de esperar até 2013. “Toda a cadeia de distribuição precisa ser refrigerada e para conquistarmos isso precisamos de mais tempo”, afirma o executivo. Nesta área, assim como na de panetones, a Mabel sabe que tem de correr para buscar seu espaço. Afinal, a Bauducco vende chocolates desde 2008, quando formou uma joint- venture com a Hershey's.

Também há novidades para outros produtos da Mabel. Em 2011, a fabricante entrou no mercado de licenciados com a linha infantil do Kung Fu Panda. Em janeiro do ano que vem o famoso urso sai de cena para dar lugar a outro personagem, cujo nome Barros faz mistério. “Todo ano vamos ter uma nova linha licenciada”, diz. A Mabel deve terminar 2011 com um faturamento de R$ 520 milhões, aumento de 8% em relação a 2010. Entretanto, a receita maior se deve ao aumento de preços, já que a produção deste ano será de 120 mil toneladas, a mesma quantidade de 2010. As exportações para 35 países devem ficar no mesmo nível do ano passado, ou seja, uma representatividade de 3% do faturamento.
 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

GPA contratará 10 mil temporários

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai contratar neste ano 10 mil colaboradores temporários para at...

Veja mais
Estoque alto com o dólar baixo dita ganho das lojas

Ganhar mercado neste Natal pode depender de uma estratégia que deveria ter sido antecipada há quase seis m...

Veja mais
Brasil ajuda Casino a reportar aumento nas vendas do 3o tri

O grupo francês Casino manteve suas ambiciosas metas de crescimento nesta quarta-feira, ao contrariar o obscuro se...

Veja mais
Com Casas Bahia, GPA vai a R$ 50 bi

A inclusão dos resultados da Casas Bahia no Grupo Pão de Açúcar fez com a companhia consegui...

Veja mais
Mercado de protetor solar dobra em cinco anos

Neste verão o consumidor deve gastar mais tempo na hora de escolher o protetor solar. Além de analisar o f...

Veja mais
Natal já movimenta varejo

A expectativa natalina dos comerciantes não foi abalada pelos resultados do Dia das Crianças. Parte do var...

Veja mais
Pão de Açúcar vai para Centro-Oeste e Nordeste

Varejista identifica potencial de crescimento nestas regiões e seu plano de expansão prevê a abertur...

Veja mais
Pão de Açúcar vende 56% mais no trimestre

Números do terceiro trimestre são os primeiros em que se consegue medir o efeito da entrada da Casas Bahia...

Veja mais
Comércio está otimista para outubro

O comércio nacional apresentou resultado positivo em volume de vendas em relação ao ano passado, em...

Veja mais