O comércio nacional apresentou resultado positivo em volume de vendas em relação ao ano passado, em agosto, com alta de 6,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No Grande ABC, as entidades que representam os empresários do setor afirmam que o resultado foi próximo ao nacional e em setembro não houve surpresa, por ser um mês comum. No entanto, a expectativa para este mês é positiva, com previsões de altas nas comercializações.
Este é o caso do comércio varejista de São Bernardo, que tem expectativa de expandir cerca de 6% em volume de vendas neste mês, em comparação com outubro do ano passado.
Por outro lado, em Diadema, a expectativa é de que o valor médio gasto pelos consumidores no comércio tenha pequeno recuo, disse o presidente da Associação Comercial do município, Gildo Freire. Em sua avaliação, o recuo atingirá cerca de 15%, passando de R$ 65, registrados em outubro de 2010, para R$ 55.
Para os lojistas cujos estabelecimentos estão localizados dentro dos shoppings, a situação será ainda melhor. Conforme a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, a previsão é de que as vendas superem em 9% o resultado de outubro do ano passado.
O presidente a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo, Valter Moura, explicou que o cenário econômico está propício para as famílias consumirem neste mês, que conta com a data de hoje, Dia das Crianças, apelativa para o comércio.
“A economia nacional está estável. O mercado de trabalho está estável. Hoje não há perspectiva que as pessoas vão perder o emprego. E isso reforça a intenção de consumo”, explicou Moura. Ele garantiu que tanto São Bernardo quanto as demais cidades da região acompanham o desenvolvimento econômico nacional.
ESTABILIDADE - Por outro lado, como resultado do crescimento expressivo nas vendas do ano passado, a previsão para as vendas em Santo André é de estabilidade em outubro, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Luis Antonio Sampaio da Cruz.
Ele contou que em agosto, diferente do que ocorreu com a média nacional, o comércio da cidade registrou crescimento de 0,5%. “E em setembro teve pequena retração de 0,4%. Agora em agosto será estável. O tíquete médio deve cair, e quando recua afeta as vendas de bens de mais valor. Porém, o setor de brinquedos deve crescer”, garantiu Cruz.
A Associação Comercial e Industrial de São Caetano informou que os volumes de vendas de agosto e setembro cresceram entre 5% e 6%, e a expectativa para outubro é positiva.
Materiais para escritório têm destaque no setor
Entre os segmentos do comércio nacional, os estabelecimentos que vendem equipamentos e materiais para escritórios tiveram a maior expansão de volume de vendas em agosto contra o mesmo mês do ano anterior. O crescimento foi de 23,3%, contra a média de 6,2% do setor.
O segundo maior desempenho foi do segmento de móveis e eletrodomésticos, que aumentou 16,9%. Na terceira posição figuraram as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que cresceram 9,3%.
As bancas, livrarias e papelarias registraram acréscimo de 5,2%. E os supermercados apresentaram alta de 3,7%. Os postos de gasolina venderam 1,6% a mais do que em agosto de 2010 e as lojas de tecidos e calçados elevaram suas comercializações em 0,9%.
As vendas de veículos, motos, partes e peças subiram 3,7% e os comércios de materiais de construção tiveram resultado superior em 6,6%.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP