Farouk, dos EUA, investe US$ 20 milhões no país

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A fabricante americana de produtos para cabelos Farouk Systems aterrissou no Brasil em setembro com a promessa de deixar a brasileira com cabelo de miss universo. Patrocinadora do concurso desde 2003, a empresa viu na realização do evento pela primeira vez no país uma oportunidade para colocar em prática um plano avaliado há dois anos. E a aposta foi alta. A empresa, que faturou US$ 900 milhões no ano passado, investiu US$ 20 milhões em marketing, contratações, importações dos itens e pesquisas sobre o mercado brasileiro.

A apresentação ao mercado começou na feira internacional de beleza, realizada em São Paulo também em setembro, e parte agora para feiras regionais. A Farouk começa por aqui com duas marcas. A CHI, voltada para o segmento profissional, inclui xampu, condicionador, produtos para tratamento, acabamento e finalização, além de secadores e chapinhas. A Biosilk, destinada ao consumidor final, além de cuidar dos fios, tem sabonete líquido e creme para o corpo. Há planos para lançar também, em janeiro de 2012, a marca SunGlitz, de coloração sem amônia.

Por enquanto tudo é importado. "Nosso objetivo é começar a produzir aqui antes do fim de 2011", afirma o vice-presidente de vendas internacionais da companhia, Scott Emery. A Farouk já procura uma empresa para terceirizar o preparo de suas fórmulas no Brasil.

Os produtos prometem ingredientes pomposos, como o tratamento à base de trufas brancas e complexo de pérolas e a terapia com moléculas de seda. Os xampus custam entre R$ 26 e R$ 34.

A distribuição começa por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, em exclusividade com a varejista Ikesaki Cosméticos, também voltada para profissionais de beleza. Os produtos já chegaram a 200 salões, segundo Emery. A empresa também começou a explorar o Norte do país. "Estamos agora em busca de distribuidores adicionais para essa região", diz.

A Farouk também quer usar o Brasil como base para levar seus produtos ao restante da América do Sul. A empresa, criada há 25 anos, tem 2,5 mil funcionários e vende suas marcas em 103 países. O proprietário, o palestino Farouk Shami, reivindica para si a criação da primeira coloração sem amônia e, fora do mundo da beleza, foi candidato a governador do Texas.


Veículo: Valor Econômico


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