Números do terceiro trimestre são os primeiros em que se consegue medir o efeito da entrada da Casas Bahia
O Grupo Pão de Açúcar encerrou o terceiro trimestre, o primeiro período comparável com as operações de Casas Bahia consolidadas, com vendas líquidas de R$ 11,1 bilhões, volume 55,9% superior ao apurado no mesmo período do ano passado. No acumulado de 2011 até setembro, as vendas líquidas da maior varejista do País somaram R$ 33,2 bilhões, aumento de 57,8% em relação a um ano antes. Os dados incluem as operações da Casas Bahia desde julho de 2010.
Pelo conceito mesmas lojas, que considera aquelas em operação há pelo menos um ano, as vendas líquidas aumentaram 10,6% no trimestre e 9,6% no ano. As vendas líquidas do segmento alimentar cresceram 12,3% entre julho e setembro e 10,6% no ano até agora, chegando a R$ 6,2 bilhões e R$ 18,4 bilhões, respectivamente.
Já a Globex, que inclui as operações de Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom (comércio eletrônico), registrou vendas líquidas de R$ 4,9 bilhões no trimestre passado, enquanto no acumulado do ano o volume somou R$ 14,6 bilhões.
Lojas. A varejista informou ainda que, no trimestre encerrado em setembro, concluiu a conversão das lojas CompreBem e Sendas, que envolveu investimentos de cerca de R$ 230 milhões. Do total de lojas convertidas nos últimos 18 meses, 188 foram para o formato Extra Supermercado, 20 para Extra Hipermercado, 10 para Pão de Açúcar e 3 para Assaí.
Nos próximos três anos, o grupo planeja inaugurar 420 lojas, sendo a maior parte sob a bandeira Extra Fácil, que deve contar com mais de 300 novas unidades no período, segundo afirmou o vice-presidente de Relações Corporativas da varejista, Hugo Bethlem, no final do mês passado.
Veículo: O Estado de S.Paulo