Pesquisa encomendada pela Amis ao Instituto VER revelou os hábitos dos consumidores da Capital.
Pesquisa divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), durante a 25ª edição da Convenção Mineira de Supermercado (Superminas), mostra as mudanças nos hábitos dos consumidores nos últimos dez anos. O consumo de laticínios, por exemplo, quase triplicou no período. Já o de enlatados caiu em mais da metade. A pesquisa foi encomendada pela Amis ao Instituto VER, que ouviu 550 consumidores em supermercados de Belo Horizonte nos dias 8 e 9 de outubro.
O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, destaca o aumento no consumo de produtos naturais. Em 2001, quando perguntado "que produto você aumentou o consumo no último ano?", 12,73% dos consumidores disseram que havia sido de hortifrutigranjeiros. Em 2011, esse índice passou para 17% respondendo à mesma pergunta.
Rodrigues ressalta ainda a queda no consumo de produtos não naturais, como os enlatados. Há 10 anos, 7,27% das pessoas responderam que aumentaram o consumo desse item. Neste ano apenas 3,5% deram essa resposta. O crescimento mais significativo foi o de laticínios. Em 2011, 3,64% dos consumidores disseram ter aumentado o consumo desses produtos no último ano. Já em 2011, o percentual passou para 9,3%.
O superintendente da Amis também fez um alerta ao setor supermercadista. Segundo ele, a venda de comida pronta nos supermercados é uma tendência internacional que não tem sido bem explorada pelo setor no Brasil. Apenas 9% das pessoas ouvidas já compraram comida pronta em supermercados.
Ainda de acordo com Rodrigues, outra área que o setor ainda tem muito o que avançar é o de e-commerce. Quando perguntados se já fez alguma compra via internet, 95% dos entrevistados disseram que não, e 5% disseram que sim. Já quando a pergunta foi se o consumidor faria compra via internet, caso os supermercados oferecessem o serviço, o percentual dos que disseram que sim subiu para 16%. "Há, portanto, um sinal que é um mercado que deve crescer ainda mais nos próximos anos", observa.
Pesquisa da Amis revelou queda no consumo de produtos não naturais na rede supermercadista
Locomoção - Os hábitos de locomoção sofreram poucas alterações. Em 2001, segundo a pesquisa, 38,12% das pessoas iam ao supermercado fazer compras usando o carro como meio de transporte. Dado que passou para 43% em 2011. Ainda assim, o número de consumidores que faziam as compras a pé, caiu apenas de 49,51% para 49%. As compras feitas tendo o ônibus como meio de transporte para ir ao supermercado caíram 8,52% para 4% no período.
Quanto à forma de pagamento, de acordo com a pesquisa divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados, o que mais cresceu foram as compras por cartão de crédito e débito. A primeira avançou de 14,5% em 2001 para 25,6% em 2011. Quanto ao uso do cartão de débito, passou de 0,9% em 2001 para 12,6% em 2011. Em 2001, 50,5% dos consumidores compravam em dinheiro "vivo". Percentual que caiu para 49,7% em 2011.
Veículo: Diário do Comércio - MG