Cresce o consumo de laticínios em BH

Leia em 2min 30s

Pesquisa encomendada pela Amis ao Instituto VER revelou os hábitos dos consumidores da Capital.


Pesquisa divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), durante a 25ª edição da Convenção Mineira de Supermercado (Superminas), mostra as mudanças nos hábitos dos consumidores nos últimos dez anos. O consumo de laticínios, por exemplo, quase triplicou no período. Já o de enlatados caiu em mais da metade. A pesquisa foi encomendada pela Amis ao Instituto VER, que ouviu 550 consumidores em supermercados de Belo Horizonte nos dias 8 e 9 de outubro.

O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, destaca o aumento no consumo de produtos naturais. Em 2001, quando perguntado "que produto você aumentou o consumo no último ano?", 12,73% dos consumidores disseram que havia sido de hortifrutigranjeiros. Em 2011, esse índice passou para 17% respondendo à mesma pergunta.

Rodrigues ressalta ainda a queda no consumo de produtos não naturais, como os enlatados. Há 10 anos, 7,27% das pessoas responderam que aumentaram o consumo desse item. Neste ano apenas 3,5% deram essa resposta. O crescimento mais significativo foi o de laticínios. Em 2011, 3,64% dos consumidores disseram ter aumentado o consumo desses produtos no último ano. Já em 2011, o percentual passou para 9,3%.

O superintendente da Amis também fez um alerta ao setor supermercadista. Segundo ele, a venda de comida pronta nos supermercados é uma tendência internacional que não tem sido bem explorada pelo setor no Brasil. Apenas 9% das pessoas ouvidas já compraram comida pronta em supermercados.

Ainda de acordo com Rodrigues, outra área que o setor ainda tem muito o que avançar é o de e-commerce. Quando perguntados se já fez alguma compra via internet, 95% dos entrevistados disseram que não, e 5% disseram que sim. Já quando a pergunta foi se o consumidor faria compra via internet, caso os supermercados oferecessem o serviço, o percentual dos que disseram que sim subiu para 16%. "Há, portanto, um sinal que é um mercado que deve crescer ainda mais nos próximos anos", observa.


Pesquisa da Amis revelou queda no consumo de produtos não naturais na rede supermercadista

Locomoção - Os hábitos de locomoção sofreram poucas alterações. Em 2001, segundo a pesquisa, 38,12% das pessoas iam ao supermercado fazer compras usando o carro como meio de transporte. Dado que passou para 43% em 2011. Ainda assim, o número de consumidores que faziam as compras a pé, caiu apenas de 49,51% para 49%. As compras feitas tendo o ônibus como meio de transporte para ir ao supermercado caíram 8,52% para 4% no período.

Quanto à forma de pagamento, de acordo com a pesquisa divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados, o que mais cresceu foram as compras por cartão de crédito e débito. A primeira avançou de 14,5% em 2001 para 25,6% em 2011. Quanto ao uso do cartão de débito, passou de 0,9% em 2001 para 12,6% em 2011. Em 2001, 50,5% dos consumidores compravam em dinheiro "vivo". Percentual que caiu para 49,7% em 2011.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Escassez de motoboys compromete as entregas

A escassez de motoboys em BH compromete as entregas rápidasSobram vagas e faltam profissionais qualificados para ...

Veja mais
Vilma incorpora Ramacrisna

Massas caseiras estão sendo agora produzidas em Contagem.As massas caseiras da missão Ramacrisna, Organiza...

Veja mais
Amis prevê aportes de R$ 250 mi

Os supermercados instalados em Minas tendem a fechar o ano com faturamento de R$ 14 bilhõesO setor supermercadist...

Veja mais
Falta gente para trabalhar

Minas tem 7,5 mil vagas abertas em supermercados  4 mil no quadro permanente e 3,5 mil no temporário. Mesmo ...

Veja mais
O remédio do Pão de Açucar

Grupo varejista investe na reforma de suas farmácias e tem planos de abrir 40 novos pontos de venda por ano a par...

Veja mais
Gávea fecha compra de 31,75% da Camil

No início do mês, gestora criada por Armínio Fraga já havia comprado 5% da OOG A Gáve...

Veja mais
Panetone chega às lojas 12% mais caro

Presente na maioria dos supermercados desde o início de setembro, os panetones industrializados chegaram com pre&...

Veja mais
A PepsiCo chora o chocolate derramado

A chegada de produtos contaminados às prateleiras desafia a empresa a evitar a corrosão na imagem do Toddy...

Veja mais
Dona da L'Oréal perde controle do grupo para a filha

Justiça francesa decidiu que Liliane Bettencourt, de 88 anos, a mulher mais rica da França, sofre de uma f...

Veja mais