José Roberto Mussnich, diretor geral da rede, diz que divisão não vinha agregando valor para a rede de varejo
O processo de reestruturação das operações do Carrefour chegaramà divisão de eletroeletrônicos do Atacadão, rede que mistura atacado e varejo adquirida pela companhia francesa em 2007. Todas as 11 lojas da bandeira Atacadão Eletro foram fechadas. “Essas unidades tinham pouca afinidade com o público que frequenta as lojas tradicionais do Atacadão”, disse o diretor-geral do Atacadão, José Roberto Mussnich. “O perfil do cliente do Atacadão é bem definido: ou são pequenos empresários, ou chefes de famílias numerosas. Este tipo de cliente, pode comprar uma televisão na divisão de eletroeletrônicos, mas não é uma compra constante e que se repita”.
Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, os supermercados Carrefour e as lojas do Atacadão têm administrações totalmente separadas. As unidades do Atacadão Eletro eram administradas diretamente por executivos do Carrefour, que pagavam aluguel dos espaços para o Atacadão. Duas das unidades ficavam na Bahia, nas cidades de Juazeiro e Vitória da Conquista. Também havia uma loja em Campina Grande, na Paraíba. A varejista também tinha pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Mas se as unidades de eletro não deram certo, a operação do Atacadão segue com crescimento e está na prioridade da rede francesa no Brasil. Atualmente, a rede de atacarejo tem 77 pontos de venda e até o final do ano deve inaugurar mais cinco. “Nos próximos três anos vamos duplicar o tamanho da rede”, diz Mussnich. No ano que vem, a companhia espera terminar de mapear o país com abertura de lojas nos quatro estados onde ainda não está presente: Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Do seu roteiro de aberturas, o Atacadão não quer excluir nenhuma possibilidades. “Vamos continuar abrindo lojas nas capitais e no interior dos estados”, afirma Mussnich. Não é por acaso. No terceiro trimestre deste ano, as vendas do Carrefour no Brasil cresceram 7,5% em relação a igual período do ano passado, considerando-se taxas de câmbio constantes. Já o Atacadão cresceu 13,2%.
Por mês, um único cliente faz uma média 12 visitas as lojas do Atacadão. A rede atacarejo trabalha com três tamanhos de lojas: de 6,3 mil a 8,3 mil metros quadrados. As unidades de cidades do interior medem até 7 mil metros quadrados. Já as lojas das capitais precisam de espaços maiores.
Veículo: Brasil Econômico