A fabricante de alimentos investirá R$ 40 mi na criação de outras linhas de produtos.
A mineira Forno de Minas Alimentos S/A, com unidade industrial em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está apostando na diversificação do mix para ganhar faturamento. A empresa está investindo - em um ciclo de aportes que começou em 2010 e deve terminar em meados de 2012 - R$ 40 milhões na criação de outras linhas de produtos.
O presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça, explica que a estratégia é distribuir os 80% atuais da receita gerados pelas vendas de pães de queijos em outras linhas de produtos. O plano é chegar já no final de 2012 com 50% do giro financeiro ligado ao tradicional pão de queijo da marca.
"É claro que é difícil e também não queremos desvincular a marca Forno de Minas do pão de queijo, que já está há mais de 20 anos no mercado e é reconhecido como um produto de qualidade. A ideia é aproveitar justamente este reconhecimento em outras linhas", afirma Mendonça.
O resultado da aposta deve engordar os cofres da empresa já no final deste ano. A projeção é sair de um faturamento em torno R$ 50 milhões em 2010 para uma receita de R$ 110 milhões até o encerramento deste exercício, mais que o dobro, um crescimento de 120%.
Para 2012, a estimativa é fechar o período com um giro financeiro bruto de R$ 160 milhões, o que, se confirmado, seria mais que o triplo do faturamento no ano passado. O plano é ainda mais ambicioso, revela Mendonça. "A estimativa é chegar em 2014 com uma receita da ordem de R$ 250 milhões", completa.
Os R$ 40 milhões que estão sendo investidos na ampliação do portfólio de produtos, detalha o presidente da Forno de Minas, foram aplicados desde pesquisa e desenvolvimento e compra de maquinário até a ampliação em 50% da área construída da unidade fabril de Contagem e expansão da capacidade do setor de congelamento das mercadorias. Com os aportes, foram gerados 450 empregos diretos.
Portfólio - A diversificação do mix, segundo Mendonça, atenderá plenamente à necessidade do mercado de food service, à medida que lanchonetes, padarias, bares e hotéis, teriam à disposição um variado portfólio de produtos de apenas um fornecedor. "Isso reduz custos para produtor e comprador, porque é usado o mesmo sistema logístico para transporte das mercadorias, além delas serem feitas na mesma unidade industrial", justifica.
No âmbito do mercado de redes varejistas e supermercados, a estratégia da Forno de Minas para ganhar espaço nas gôndolas é disponibilizar produtos que não tenham grande oferta na praça, como lasanhas e pizzas. "São itens mais elaborados como folhados e mini tortas", exemplifica Mendonça.
Entre os produtos que a Forno de Minas está lançando estão: o waffle assado e congelado (nos recheios tradicional, gotas de chocolate e integral light); o pão de queijo já assado e congelado; as empanadas (nos recheios carne, frango e quatro queijos); as tortinhas (nos recheios frango, frango com requeijão e carne) e as empadas (nos recheios frango e frango com requeijão).
Hoje, além da planta em Contagem, a Forno de Minas tem uma fábrica de laticínios, usados como insumos para as receitas dos produtos. A unidade fica em Conceição do Pará, na região Centro-Oeste e junto com a indústria da RMBH empregam cerca de 500 funcionários.
A Forno de Minas chegou a ser vendida, em 1999, para a norte-americana General Mills, mas foi readquirida por cerca de R$ 55 milhões pela Laticínios Condessa em maio de 2009. A empresa foi fundada pela família Mendonça, a partir de uma receita caseira de pão de queijo.
Veículo: Diário do Comércio - MG