Meta inicial para o acumulado do ano era de 10%, mas foi reavaliada e agora está estimada em 14%.
O grupo Domingos Costa, detentor das marcas Vilma Alimentos, Pirata, Yara, Bella Cucina, entre outras, revisou para mais a sua expectativa de crescimento para este ano sobre o exercício passado. A meta inicial para o acumulado do ano era de 10%, mas foi reavaliada e agora é de 14%. O resultado acima do esperado é fruto dos investimentos feitos em aumento da produção, logística, marketing, melhorias na gestão e lançamentos de novos produtos.
A avaliação é do vice-presidente do grupo, Cezar Tavares. Ele informa que, em 2010, foi concluído aporte de R$ 55 milhões, que ampliou as linhas de produção da empresa e construiu um novo centro de distribuição.
"Isso permitiu uma logística mais rápida e eficaz que favoreceu os negócios", diz. Ele também destaca os aportes em marketing, reforçados desde o início do ano com campanhas televisivas. Os mesmos fatores devem incrementar ainda mais o faturamento da empresa em 2012, a meta traçada para o próximo exercício é de 17% sobre 2011.
O grupo participou da 25ª edição da Convenção Mineira de Supermercados (Superminas), terminada ontem e organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). A expectativa é que os três dias do evento tenham gerados pelo menos R$ 3 milhões em negócios para a empresa, que está aproveitando o momento para fazer uma série de lançamentos.
Tavares explica que o grupo está trabalhando fortemente em quatro direções de produtos: inovadores, práticos e rápidos, saudáveis e indulgentes. " o que o consumidor está buscando: novidades, produtos que ficam prontos rapidamente, que estejam ligados à qualidade de vida e àqueles para serem consumidos em ocasiões especiais", diz.
Dentro desse grupamento a empresa está lançando uma linha premium de massas artesanais, a Giuseppina - La Buona Pasta. Inicialmente são quatro sabores: manjericão, manteiga, tinta de lula e grano duro com ovos. A meta é a cada dois meses lançar mais dois itens dentro dessa linha no mercado. Para o lançamento da marca foi demandado aporte de R$ 9 milhões em maquinário específico, ações de marketing e embalagens. A produção dessa linha é limitada a 300 toneladas por mês.
Temperos - Dentro do segmento prático e rápido, a Vilma Alimentos está lançando sachês de aromatizantes para bolo que vêm na dose certa para receitas de 500 gramas. Os sachês serão comercializados individualmente com preço abaixo de R$ 0,40 e ficará exposto nos supermercados por meio de uma tira colante ao lado das farinhas de trigo.
A marca Vilma também está entrando no segmento de temperos, molhos e condimentos. O grupo já detém a marca Pirata, no entanto, Tavares explica que ela não é tão forte em alguns mercados e que acredita que a marca Vilma tem um grande potencial para ser explorado. Estão entrando no mercado os temperos completos com e sem pimenta e o alho e sal. No segmento de molhos foram lançados os sabores alho, inglês, pimenta, pimenta picante e carne.
As misturas Vilma para preparo de recheio e coberturas de bolos ganharam novos sabores durante a Superminas: morango e torta de limão. Já estão no mercado os sabores chocolate e laranja.
As misturas para bolo Vilma ganharam novas embalagens em versão luxo. Tavares explica que a antiga também será mantida, apara atrair os consumidores do dia-a-dia, mas que a nova embalagem quer mudar a percepção do produto permitindo que ele também seja utilizado em ocasiões especiais. De acordo com ele, o grupo coloca, anualmente, cerca de 50 novos produtos no mercado.
Veículo: Diário do Comércio - MG