Companhias testa novo modelo de negócios, com a abertura das primeiras farmácias Extra fora da área dos supermercados
O grupo Pão de Açúcar vai testar em lojas de rua seu novo modelo de farmácias. A rede reabriu na semana passada seu único ponto de venda fora das galerias dos supermercados, na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo. O segmento de drogarias do Pão de Açúcar passa por uma reformulação, focada na ampliação das lojas e do portfólio de produtos, principalmente de cosméticos. Hoje, o grupo tem 153 drogarias, quase todas com a bandeira Extra.
No início do ano que vem, o Pão de Açúcar abrirá entre duas e quatro novas drogarias de rua com a bandeira Extra. "Hoje, as pessoas são mais acostumadas a comprar em lojas de rua. Existem oportunidades nesse segmento, mas só vamos abrir unidades fora dos supermercados se acharmos pontos interessantes", diz o vice-presidente executivo do grupo, Caio Mattar.
A localização das farmácias é uma questão-chave no sucesso do negócio. Segundo o pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP Juracy Parente, o ponto de venda neste mercado é mais relevante na decisão de compra dos consumidores do que a marca da varejista.
Para Mattar, a elevação dos preços de locação em pontos comerciais é o principal entrave para a expansão da drogaria Extra em lojas de rua. "É difícil encontrar imóveis com aluguel competitivo", diz Mattar.
Uma boa opção para o Pão de Açúcar conseguir crescer rápido nessa área é a aquisição de uma rede de farmácias, afirma o consultor em varejo, Nelson Barrizzelli. "Mas será difícil encontrar empresas para adquirir. A disputa no mercado é forte." O setor de farmácias está passando por um momento de consolidação, que já resultou na fusão da Drogaria São Paulo com a Pacheco e da Droga Raia com a Drogasil.
A estratégia de expansão da drogaria Extra por meio de lojas de rua ainda não está definida no Pão de Açúcar, mas o segmento deve continuar a crescer dentro dos supermercados. A estimativa é que entre 20% e 30% dos novos supermercados da rede Pão de Açúcar tenham potencial para receber uma farmácia junto à loja. O grupo planeja abrir 80 unidades em 2012 e entre 130 e 150 no ano seguinte.
Em reforma. Neste ano, o Pão de Açúcar começou a reestruturar o seu modelo de farmácias. O tamanho das lojas chegou a triplicar para até 150 metros quadrados. Com mais espaço, a rede passou a oferecer mais produtos, principalmente cosméticos. Nas 18 lojas que já adotam o novo formato, as vendas cresceram mais de 50%. Antes da reforma, as lojas ofereciam em média 7 mil itens, número que subiu para 9 mil. Produtos do segmento de "não medicamentos", cuja oferta era restrita, passaram a responder por até 40% das vendas.
O Pão de Açúcar não divulga o faturamento do segmento de farmácias nem o valor do investimento nas lojas. O grupo abriu sua primeira drogaria em 2001, dentro do supermercado. Como a lei proibiu a venda de medicamentos nas lojas, o modelo foi reformulado. As farmácias passaram a ficar dentro de galerias comerciais anexas aos mercados.
Veículo: O Estado de S.Paulo