Grupo Pão de Açúcar investe em drogarias de rua

Leia em 2min 40s

Companhias testa novo modelo de negócios, com a abertura das primeiras farmácias Extra fora da área dos supermercados


O grupo Pão de Açúcar vai testar em lojas de rua seu novo modelo de farmácias. A rede reabriu na semana passada seu único ponto de venda fora das galerias dos supermercados, na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo. O segmento de drogarias do Pão de Açúcar passa por uma reformulação, focada na ampliação das lojas e do portfólio de produtos, principalmente de cosméticos. Hoje, o grupo tem 153 drogarias, quase todas com a bandeira Extra.

No início do ano que vem, o Pão de Açúcar abrirá entre duas e quatro novas drogarias de rua com a bandeira Extra. "Hoje, as pessoas são mais acostumadas a comprar em lojas de rua. Existem oportunidades nesse segmento, mas só vamos abrir unidades fora dos supermercados se acharmos pontos interessantes", diz o vice-presidente executivo do grupo, Caio Mattar.

A localização das farmácias é uma questão-chave no sucesso do negócio. Segundo o pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP Juracy Parente, o ponto de venda neste mercado é mais relevante na decisão de compra dos consumidores do que a marca da varejista.

Para Mattar, a elevação dos preços de locação em pontos comerciais é o principal entrave para a expansão da drogaria Extra em lojas de rua. "É difícil encontrar imóveis com aluguel competitivo", diz Mattar.

Uma boa opção para o Pão de Açúcar conseguir crescer rápido nessa área é a aquisição de uma rede de farmácias, afirma o consultor em varejo, Nelson Barrizzelli. "Mas será difícil encontrar empresas para adquirir. A disputa no mercado é forte." O setor de farmácias está passando por um momento de consolidação, que já resultou na fusão da Drogaria São Paulo com a Pacheco e da Droga Raia com a Drogasil.

A estratégia de expansão da drogaria Extra por meio de lojas de rua ainda não está definida no Pão de Açúcar, mas o segmento deve continuar a crescer dentro dos supermercados. A estimativa é que entre 20% e 30% dos novos supermercados da rede Pão de Açúcar tenham potencial para receber uma farmácia junto à loja. O grupo planeja abrir 80 unidades em 2012 e entre 130 e 150 no ano seguinte.

Em reforma. Neste ano, o Pão de Açúcar começou a reestruturar o seu modelo de farmácias. O tamanho das lojas chegou a triplicar para até 150 metros quadrados. Com mais espaço, a rede passou a oferecer mais produtos, principalmente cosméticos. Nas 18 lojas que já adotam o novo formato, as vendas cresceram mais de 50%. Antes da reforma, as lojas ofereciam em média 7 mil itens, número que subiu para 9 mil. Produtos do segmento de "não medicamentos", cuja oferta era restrita, passaram a responder por até 40% das vendas.

O Pão de Açúcar não divulga o faturamento do segmento de farmácias nem o valor do investimento nas lojas. O grupo abriu sua primeira drogaria em 2001, dentro do supermercado. Como a lei proibiu a venda de medicamentos nas lojas, o modelo foi reformulado. As farmácias passaram a ficar dentro de galerias comerciais anexas aos mercados.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Contratação formal no varejo perde ritmo em SP

Empresários temem crise, revela estudoPreocupações com a possibilidade de que a crise global afete ...

Veja mais
Pão de Açúcar investirá R$ 1,3 bi, abaixo do previsto para o ano

Esperado para 2011 era R$ 1,4 bi; em 2010, valor foi de R$ 1,19 biO Grupo Pão de Açúcar deve fechar...

Veja mais
Berlanda compra Gavazzoni e lidera em SC

A aquisição da rede Gavazzoni, com 30 pontos de venda em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, fechada no...

Veja mais
M. Dias Branco vislumbra novas aquisições

A confirmação oficial da compra da Mabel pela PepsiCo do Brasil poderá definir um novo patamar de p...

Veja mais
Extra faz campanha para doação de alimentos

Mais de 50 lojas do Extra em todo Brasil participarão amanhã de uma campanha de doação de al...

Veja mais
Jantar importado

A Golden Trade nasceu em 1997 para atender a Petrobrás, a Casa da Moeda e a Marinha do Brasil em suas licita&cced...

Veja mais
P&G aumenta a produção no Brasil

A Procter & Gamble vai dobrar a área construída de sua fábrica de Manaus (AM), de 137 mil m2, q...

Veja mais
Novo aviso prévio beneficia 51% dos demitidos

Metade dos trabalhadores demitidos sem justa causa deve ser beneficiada com as regras que ampliam o aviso prévio ...

Veja mais
BTG compra rede de farmácias do Pará

Brazil Pharma, controlada pelo banco, paga R$ 453 milhões pela Big Ben, com 146 lojasA Brazil Pharma, braç...

Veja mais