A Golden Trade nasceu em 1997 para atender a Petrobrás, a Casa da Moeda e a Marinha do Brasil em suas licitações, exportações e importações, mas em cinco anos deve ter 15% de seu faturamento vindo de uma atividade bem diferente, o comércio de bolinhos de bacalhau congelados.
Ao longo de sua história, a Golden acabou estreitando a relação com alguns países e, em suas viagens, o dono da empresa, Reinaldo Sarra Neto, conheceu o chef Paco Feixo, que ele define como uma espécie de "Jamie Oliver da Galícia". "Ele faz um bacalhau de primeira linha. Quando conheci, acabei vislumbrando a possibilidade de entrar no mercado gourmet com os congelados do Paco. O Brasil é o maior consumidor do mundo de bacalhau e ainda assim aqui só encontramos postas congeladas ou a peça para dessalgar. Não havia no mercado o prato pronto de bacalhau congelado", diz Sarra Neto.
Assim que propôs a Feixo a exportação para o Brasil, precisou adaptar os produtos, trabalho que demorou dois anos até ficar pronto. Interferiu na receita - trocando o pimentão do bacalhau ao forno por batatas para torná-lo mais familiar ao paladar brasileiro - e criou uma embalagem atraente.
Hoje, a GT Gourmet, o braço de importação de alimentos da empresa, traz ao Brasil as receitas de bacalhau ao forno, assado, em bolinhos e carpaccio. O foco da distribuição, que começou há três meses, são os empórios. Dez representantes espalhados pelo país e levam as receitas do Paco a dez pontos de venda. A meta é chegar a 54. A Páscoa do ano que vem é o momento mais esperado, "para consolidar as vendas". Mas a expectativa é alta desde já. "Até dezembro espero ter importado cerca de 800 toneladas de bacalhau", diz Sarra Neto.
Um prato de 400 g sai por cerca de R$ 20, enquanto a porção com oito bolinhos varia de R$ 15 a R$ 18. Além dos pratos de bacalhau do Paco Feixo, a GT Gourmet importa outros dez prontos, entre energéticos, presuntos, massas e azeites. A novidade é a linha de vegetais prontos para consumo da marca espanhola Vegie, que tem batata, milho verde e beterraba. Hoje, o faturamento da Golden Trade é de cerca de R$ 400 milhões ao ano e a expectativa da empresa é chegar aos R$ 2 bilhões anuais em 2016.
Veículo: Valor Econômico