Spani Atacadista dispara no interior

Leia em 3min 40s

Ao aproveitar o bom período de crescimento do mercado atacadista no Brasil, devido ao aumento do número de empresas que atuam com alimentação fora do lar (food service), uma rede com menos de 10 anos no ramo aposta nas vendas no interior de São Paulo e afirma que tem planos de inaugurar mais duas lojas até o fim de 2012. Trata-se da Spani Atacadista, empresa que faz parte dos negócios do Grupo Zarragoza, com forte atuação na região do interior paulista. Segundo a empresa, o grupo contabiliza investimentos de R$ 46 milhões em expansão, do ano passado para cá, por acreditar na economia.

De acordo com o diretor-comercial da rede, Flávio Almeida, os negócios estão bastante aquecidos, e por conta disso a meta do grupo é injetar em torno de R$ 32 milhões em 2012 para reformas e inauguração de duas lojas da rede atacadista, sendo uma delas já acertada para ser aberta em Caraguatatuba (SP).

Hoje são 6 lojas com Spani Atacadista (autosserviço), 5 Villarreal Supermercado e o Centro de Distribuição, totalizando 12 unidades. Segundo o diretor-comercial, a perspectiva será neste primeiro momento dar maior prioridade à expansão no interior do Estado de São Paulo. "Isso acontece por prioridade mesmo. Nosso foco no momento é a região do interior e principalmente o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo."

A rede não concentra as vendas totalmente para os clientes comerciais. "O nosso foco principal é o comerciante, mas as nossas lojas são abertas também ao consumidor final que, hoje, representa por volta de 30% do nosso faturamento. Vale lembrar que trabalhamos com dois preços diferentes: um para o consumidor e o outro para volumes maiores pensando no pequeno varejista", disse Almeida.

A divulgação é feita por informativo da rede, o Jornal de Ofertas. A rede também utiliza mídias acessíveis ao público em geral, além do próprio site. "Temos um site superatualizado para ambas as redes - Spani e Villarreal", disse o diretor-comercial, indicando a outra bandeira administrada pelo grupo.


Histórico

O Spani Atacadista completou sete anos em 2011, com olhos para o público comerciante e consumidor das regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Região Bragantina, no interior paulista. No mesmo ano, em novembro, o Grupo expandiu a área de atuação, inaugurando duas novas lojas no Sul Fluminense, contando agora com lojas nas cidades de Resende e Volta Redonda.

A história da rede começou em março de 2004, quando o Grupo Zaragoza, detentor também da bandeira varejista Villarreal Supermercados, inaugurou simultaneamente duas lojas Spani Atacadista, sendo uma em Guaratinguetá e outra em Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Em setembro de 2005, a rede passou a contar com mais uma loja ao inaugurar a unidade São José dos Campos, que abrigou a sede administrativa do Grupo durante os primeiros quatro anos de existência da empresa. A expansão continuou e, em outubro de 2009, mais uma loja com a bandeira Spani Atacadista foi aberta, agora na cidade de Atibaia, com o objetivo de atender a toda região bragantina paulista.

Após um mês, em novembro, o Grupo consolidou sua atuação no interior do Estado de São Paulo e implantou o Centro de Distribuição Zaragoza localizado em Taubaté (SP), que, além de coordenar todo o abastecimento e logística das lojas, passou a sediar o escritório administrativo das lojas. Em 2010, o Spani iniciou uma nova fase ao abrir duas lojas no Estado do Rio de Janeiro.

A rede inaugurou simultaneamente, no dia 30 de novembro, uma loja na cidade de Resende e uma loja na cidade de Volta Redonda, passando a atender mais de 15 cidades do Sul Fluminense.


Responsabilidade Social

A Spani Atacadista afirma adotar uma política de desenvolver periodicamente programas e projetos de responsabilidade social, para auxiliar entidades assistenciais dos municípios onde atua.

Anualmente são desenvolvidas campanhas sociais de arrecadação de livros, brinquedos, agasalhos, material escolar e alimentos. As ações são sempre vinculadas a importantes datas comemorativas ou épocas do ano.

Somente em 2010, as três lojas arrecadaram mais de 9.000 peças de roupas na campanha social de inverno de arrecadação de agasalhos. A campanha "Colabore com a Educação" que visa apoiar a educação na cidade e estimular o hábito da leitura foi outro destaque, com a arrecadação de mais de 6.200 livros.


Veículo: DCI


Veja também

Novo aviso prévio beneficia 51% dos demitidos

Metade dos trabalhadores demitidos sem justa causa deve ser beneficiada com as regras que ampliam o aviso prévio ...

Veja mais
BTG compra rede de farmácias do Pará

Brazil Pharma, controlada pelo banco, paga R$ 453 milhões pela Big Ben, com 146 lojasA Brazil Pharma, braç...

Veja mais
Autosserviço e drogarias são os alvos

O atacado, que movimenta mais de R$ 120 bilhões ao ano, cresce acelerado no País, puxado também pel...

Veja mais
Investimento de R$ 45 milhões da Ypióca visa o mercado de etanol

Bom preço do combustível leva grupo cearense a investir para ampliar área de cana-de-aç&uacu...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar cai 1,5% e soma R$ 133,5 milhões

O Grupo Pão de Açúcar lucrou R$ 133,5 milhões no terceiro trimestre do ano, o que representa...

Veja mais
Brazil Pharma compra rede Big Ben por R$ 453,6 milhões

A Brazil Pharma, holding de farmácias do BTG Pactual, anunciou nesta quinta-feira (3/11) que fechou acordo para c...

Veja mais
Louis Dreyfus anuncia aporte em armazém de café

Capacidade para estocar 250 mil sacas do grão.A Louis Dreyfus Commodities (LDC), que há 20 anos atua no me...

Veja mais
Produção de algodão tem expansão

Área colhida em Minas Gerais em 2010 foi de 15 mil hectares e neste ano deve fechar em 32,3 mil hectares.O cultiv...

Veja mais
Tetra Pak no Paraguai

Líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, o escritório da Tetra Pa...

Veja mais