O atacado, que movimenta mais de R$ 120 bilhões ao ano, cresce acelerado no País, puxado também pelas redes que atuam no autosserviço, conhecido como "atacarejo", com vendas ao consumidor final e ao pequeno varejo. -
Há por parte de gigantes do mercado como Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar um grande interesse principalmente pela região norte-nordeste, que ainda não possui muitas lojas desse formato. Segundo especialistas, o formato dessas lojas de autosserviço visa atender as compras maiores das famílias, mas que acabam atendendo consumidores institucionais como mercearias, mercadinhos, lanchonetes, bares, restaurantes etc.
Fora o 'atacarejo', outro segmento que atrai redes como o Pão de Açúcar é o de drogarias. A empresa acaba de reinaugurar uma unidade da bandeira Extra, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo, com um novo conceito, que passa a contar com um maior mix de produtos, atendimento especializado com consultoras, serviço de entregas, além de um novo layout e comunicação interna. Essa é a primeira loja de rua do grupo e servirá de modelo para a expansão do formato.
Segundo a empresa, as farmácias também ganharam espaço nos hipermercados. Nas 15 unidades dentro dos hipermercados nas quais as mudanças foram realizadas as vendas cresceram mais de 50%. O objetivo da empresa é aplicar esse novo modelo para todas as drogarias já existentes.
As drogarias do Extra ofereciam antes das reformulações, em média, 7 mil itens e agora, com a expansão, são 9 mil produtos. As reformulações devem ser implementadas nas demais lojas ao longo dos próximos dois anos. Atualmente, a empresa conta com 153 drogarias.
Veículo: DCI