Mais da metade dos lares brasileiros ainda não tem computador. Esse fator torna o notebook forte candidato a entrar no carrinho de compras de milhões de famílias neste Natal. Pesquisa realizada pela Ipsos a pedido da Intel identificou que 56% das residências ainda não têm o equipamento.
Segundo a fabricante de processadores, a mobilidade será destaque entre os itens de tecnologia no varejo. Uma enquete feita com 2.500 pessoas entre outubro e novembro indica que 40,8% desejam comprar um notebook e 33,5% miram os ultrabooks, como são conhecidos os novos laptops ultrafinos. A pesquisa não indica qual o percentual de pessoas interessadas em tablets.
O diretor de estratégia e novos negócios da Intel Brasil, Cássio Tietê, endossa que o mercado econômico com acesso facilitado a crédito, preços atrativos e opções para todos os bolsos conflui para que as famílias adquiram seu primeiro computador.
IDADE - A pesquisa indica ainda que 50% dos entrevistados têm equipamento com idade média de dois a três anos, por isso buscam aparelhos com configurações modernas. Outros 19% afirmam estar com os PCs defasados, com mais de três anos. E apenas 31% deles possuem equipamento com até um ano de utilização.
Dentre os entrevistados, 15% indicaram a intenção de comprar um notebook para compartilhar com os demais integrantes da família, o que a fabricante de processadores nomeia como fenômeno da individualização do PC, que já tingiu mercados mais maduros e agora começa a ganhar força no País.
FATORES - As características dos computadores desejados pelos consumidores brasileiros são variadas. Para 35%, o ideal é um notebook portátil, eficiente e que economize energia. Por isso, os ultrabooks, que chegam ao mercado nacional neste fim de ano, são os mais cotados para atender esses pré-requisitos. Design arrojado e velocidade de processamento são características sinalizadas por 34% dos que responderam a enquete.
Veículo: Diário do Grande ABC