Brasileiros voltam atenção para notebooks no Natal

Leia em 1min 30s

Mais da metade dos lares brasileiros ainda não tem computador. Esse fator torna o notebook forte candidato a entrar no carrinho de compras de milhões de famílias neste Natal. Pesquisa realizada pela Ipsos a pedido da Intel identificou que 56% das residências ainda não têm o equipamento.

Segundo a fabricante de processadores, a mobilidade será destaque entre os itens de tecnologia no varejo. Uma enquete feita com 2.500 pessoas entre outubro e novembro indica que 40,8% desejam comprar um notebook e 33,5% miram os ultrabooks, como são conhecidos os novos laptops ultrafinos. A pesquisa não indica qual o percentual de pessoas interessadas em tablets.

O diretor de estratégia e novos negócios da Intel Brasil, Cássio Tietê, endossa que o mercado econômico com acesso facilitado a crédito, preços atrativos e opções para todos os bolsos conflui para que as famílias adquiram seu primeiro computador.

IDADE - A pesquisa indica ainda que 50% dos entrevistados têm equipamento com idade média de dois a três anos, por isso buscam aparelhos com configurações modernas. Outros 19% afirmam estar com os PCs defasados, com mais de três anos. E apenas 31% deles possuem equipamento com até um ano de utilização.

Dentre os entrevistados, 15% indicaram a intenção de comprar um notebook para compartilhar com os demais integrantes da família, o que a fabricante de processadores nomeia como fenômeno da individualização do PC, que já tingiu mercados mais maduros e agora começa a ganhar força no País.

FATORES - As características dos computadores desejados pelos consumidores brasileiros são variadas. Para 35%, o ideal é um notebook portátil, eficiente e que economize energia. Por isso, os ultrabooks, que chegam ao mercado nacional neste fim de ano, são os mais cotados para atender esses pré-requisitos. Design arrojado e velocidade de processamento são características sinalizadas por 34% dos que responderam a enquete.


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Vigor reposiciona marcas e volta a investir

Quando decidiu trocar a diretoria nacional de vendas da Natura pela presidência da Vigor, há exatos quatro ...

Veja mais
Publicidade gerou receita de R$ 9,4 bilhões em 2009 no Brasil, revela o IBGE

As empresas de publicidade e promoção geraram receita de R$ 9,46 bilhões em 2009. O dado foi divulg...

Veja mais
Produção de leite fica estável

Estagnação é atribuída ao comprometimento da renda e às oscilações nos ...

Veja mais
Câmbio e clima afetam embarques de melão

Os produtores brasileiros de melão vivem um de seus piores momentos dos últimos anos. Fortemente dependent...

Veja mais
Expectativa de bons lucros com grãos no RS

Apesar do aumento dos custos de produção, as perspectivas de ganhos dos agricultores gaúchos s&atil...

Veja mais
Venda de material escolar terá forte alta no início de 2012

O período que antecede a volta às aulas, no início de 2012, vai ser bom para comerciantes e fabrica...

Veja mais
Restaurantes trocam ingredientes para manter preço

Entre os 25 restaurantes que rondam a região comercial da avenida Francisco Matarazzo, o carrinho de supermercado...

Veja mais
Gasto com seguro-desemprego sobe 16%

A taxa de desemprego, de 6%, permanece em nível historicamente baixo, enquanto a criação de vagas c...

Veja mais
JBS ameaça fechar mais unidades em São Paulo

O presidente da holding J&F e do conselho de administração da JBS, Joesley Batista, afirmou ontem que,...

Veja mais