Preço da cesta básica fica estável nesta semana

Leia em 1min 30s

O custo médio da cesta básica na região é de R$ 368,54 nesta semana. Em comparação com a semana passada, houve queda de 0,08%, percentual monetariamente estável. Isso significa que o consumidor pagará apenas R$ 0,29 a menos pelo conjunto de alimentos.

Na variação semanal, dos 34 produtos que compõem a cesta, 16 registraram altas, enquanto que 18 apresentaram queda. As informações são da pesquisa semanal da cesta básica da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André. O levantamento ocorreu em 15 unidades de redes varejistas localizadas no Grande ABC.

O leve recuo no preço da cesta foi ponderado pela alta e baixa de alguns itens. O grupo dos hortifrutigranjeiros liderou a queda. Os valores do quilo do tomate e da banana tiveram baixa de 24,65% e 9,39%, respectivamente, para R$ 3,21 e R$ 1,93, O litro do leite, antes comprado a R$ 1,95, hoje é encontrado em média por R$ 1,86 - economia de 4,62%.

"O clima mais quente tem favorecido a queda nos preços. No caso do leite, os produtores estão gastando menos para a manutenção do gado, já que com redução nas chuvas compra-se ração em menor quantidade. Em relação ao hortifrúti, altamente perecível, a durabilidade de frutas e legumes é maior, favorecendo a lei da oferta e da procura", explica o engenheiro agrônomo da Craisa, Fábio Vezzá De Benedetto. Na contramão estão as carnes bovinas e de frango, que foram reajustados. O quilo da carne de primeira passou de R$ 15,67 para R$ 15,85. A alta maior é do quilo do frango, reajuste de 9,14%, vendido hoje a R$ 4,42.

"Quanto às carnes, nota-se que o aumento nos preços é muito mais uma questão entre disputa de mercados. Além disso, é comum que no fim do ano os valores das carnes sejam reajustados, uma vez que são mais consumidas", garante o engenheiro.
 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Sam's Club abre 3ª loja na região

Consumidores disputando TVs LCD de 40 polegadas vendidas por R$ 998 foi a cena que marcou a inauguração do...

Veja mais
Yakult investirá R$40 milhões para ampliar unidade no interior de São Paulo

A Yakult do Brasil vai investir R$ 40 milhões na ampliação de sua fábrica em Lorena (SP). A ...

Veja mais
Jasmine investe R$ 780 mil no projeto global para renovação da marca e da identidade visual

  A Jasmine Alimentos estreia neste mês sua nova linha de embalagens, resultado de um investimento de R$ 440...

Veja mais
Gallo investe mais em mídia

Como parte dos investimentos de R$ 12 milhões para o lançamento de sua nova logomarca e embalagens que pre...

Veja mais
Redes apostam no exterior em tempo de crise

Negociar pontos de venda em outros países, entre os quais os que passam pela crise econômica atual, tem sid...

Veja mais
Sexta-Feira Negra chega a loja brasileira

Pela primeira vez, redes abrem as portas para megaliquidação; descontos chegam a 80% em venda pela interne...

Veja mais
Supermercado quer ganhar mais com as filas dos caixas

Redes varejistas e indústrias se uniram com a intenção de transformar a área das filas nos c...

Veja mais
Contra a crise, varejo importa 'Black Friday'

Redes brasileiras de varejo promovem dia de descontos que é tradicional nos EUA, tentando antecipar as vendas de ...

Veja mais
Consumidor terá nível de estresse medido nos EUA

Com multidões de consumidores se preparando para a maratona de compras de fim de ano, qual será o ní...

Veja mais