Dados de importadose fabricantes nacionais para 2011 destoam

Leia em 1min 30s

Os dados divulgados pelos importadores de máquinas e equipamentos e os fabricantes nacionais não batem. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) prevê que o crescimento das importações, em 2011, deve ser maior que o anunciado pela Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), cerca de 10%. "Os nossos números não batem com o deles. O crescimento da importação deve ser acima da produção nacional, em torno de 19%", afirmou em entrevista ao DCI o assessor-econômico da presidência da Abimaq, Mário Bernardini.

De acordo com o economista, mesmo com a desaceleração das importações registrada no mês de outubro, a cadeia nacional não deve esperar resultados brilhantes. "Os pedidos novos estão minguando", acredita Bernardini.

O economista da Abimaq explica que a carteira média de pedidos - que compreende ao período entre a encomenda e a entrega - gira em torno de 20 semanas. Atualmente, afirma Bernardini, esse índice tem diminuído consistentemente. "Registramos uma queda considerável da carteira de pedidos no segundo semestre", afirma.

Ele também destaca que, sazonalmente, a segunda metade do ano é sempre mais aquecida que os seis primeiros meses do ano, o que não aconteceu em 2011. "Se a situação continuar assim, é possível que haja problemas de oferta a médio prazo", diz o economista.

Futuro incerto

A Abimaq projeta um crescimento de 12% para o ano de 2011, índice que ele considera bom. "Porém, no ano que vem, o ritmo da produção deve desacelerar", diz Bernardini. Ele relembra ainda que o Plano Brasil Maior, instituído pelo governo em agosto deste ano, ainda não surtiu o efeito proposto.

Bernardini destaca que a demanda do mercado é fundamental para impulsionar a produção nacional e também a vinda de importados ao País. No entanto, devido à oscilação cambial e aos efeitos da crise internacional, o setor de bens de capital tem se comportado aquém do esperado.


Veículo: DCI


Veja também

Estrela vai atrás de novos mercados

Além de aproveitar o boom de crescimento de consumo no Nordeste para expandir suas operações e aume...

Veja mais
Venda de roupas esportivas cresce com grandes eventos

No rastro de destruição deixado pelas fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeir...

Veja mais
Endividada, Jurema sai de cena

A dona da ervilha Jurema vai dar um tempo. Com 36 anos de mercado, a Brasfrigo encerra a produção de molho...

Veja mais
L’Oréal traça plano para ser a “pílula da beleza”da farmácia

Brasil vende 30% mais dermocosméticos em 2011 e deve virar segundo maior negócio do grupo em 2012Há...

Veja mais
Apesar de pressão dos acionistas, Carrefour não trocará presidente executivo

O Carrefour, segundo maior varejista do mundo, negou que o atual presidente-executivo da empresa, Lars Olofsson, ser&aac...

Veja mais
Agência aprova portabilidade de planos de saúde para demitidos

Aposentado também terá direito a migrar para plano de saúde individual sem novas carênciasDec...

Veja mais
Vendas de papelão ondulado têm expansão de 2,5%

Associação brasileira do setor estima que até o fim do ano serão comercializados 3,2 milh&ot...

Veja mais
Consumidores antecipam compras na Sexta-Feira Negra

Duas TVs, micro-ondas, ferro de passar, torradeira e cafeteira. Mesmo sem planejar compras, a comerciante Liu Lopes, 50,...

Veja mais
Natal terá computador até 20% mais caro

Inundação na Tailândia provoca escassez de peças e pressiona preços das máquina...

Veja mais