A Microsoft deve comunicar hoje o fechamento de acordos publicitários com dois anunciantes para a veiculação de propaganda no serviço de jogos on-line Xbox Live. É a primeira vez que a empresa fecha uma parceria desse tipo, visto que o serviço não mostrava anúncios até hoje. Esse comunicado será feito de forma simultânea em diferentes países que passarão a ter propaganda nessa rede. No Brasil, Coca-Cola e Fiat são as duas primeiras empresas a expor suas marcas no serviço.
Outras três cotas devem ser vendidas até o fim do ano, diz Marcos Swarowisky, diretor da área de Advertising & Online da Microsoft Brasil. O Xbox Live é o serviço de entretenimento on-line do console Xbox 360 da empresa.
Com esse anúncio, a empresa se movimenta para ampliar a receita publicitária, um dos principais focos de crescimento da Microsoft nos próximos anos, como tem dito Steve Ballmer, CEO mundial da Microsoft. A venda de publicidade respondeu por US$ 3 bilhões dos US$ 62 bilhões faturados em 2010. Em 2007 a empresa previa que, em até 10 anos, a venda de anúncios chegaria a 25% da receita total.
Com a expansão da publicidade on-line no Brasil a taxas mais altas do que no resto do mundo, e o expressivo número de usuários brasileiros do Messenger e Hotmail - serviços da Microsoft com propaganda - o país passou a ter importância maior na estratégia mundial de fazer a receita publicitária ganhar fôlego. A produção local do console Xbox 360, como anunciado em setembro, também ajuda a reforçar o interesse da companhia em ampliar parcerias com anunciantes nacionais. É que, quanto maior o número de consoles em operação, maior o número de usuários, que são potenciais consumidores para as marcas.
"O Brasil é um dos principais países no ranking de receita publicitária da Microsoft no mundo. Ganhamos o maior número de posições nos últimos dois anos e estamos bem perto do topo", diz Swarowisky, sem detalhar a posição.
As alterações no Xbox Live poderão ser visíveis para aqueles que atualizarem o serviço a partir de hoje. No momento em que o usuário do Xbox 360 se conectar com o sistema, ele poderá clicar em cinco opções na tela. Em uma dessas opções está o acesso aos anúncios do serviço. Ao clicar naquela janela, o usuário poderá interagir com material de propaganda da Fiat e da Coca-Cola. Em janeiro, a empresa de bebidas deve anunciar ao mercado a parceria com a Microsoft.
No caso da montadora de carros, foi colocado material relativo ao lançamento no novo Palio. O usuário poderá andar pela fábrica usando um boneco virtual enquanto assiste como o carro é montado na linha de produção. Uma das formas de verificar o volume de acessos aos anúncio será a ferramenta do Twitter.
"Teremos um twitter exclusivo dentro do anúncio que pode ser usado para interação. Então, poderemos ter uma ideia de número de acessos por esse link", diz Raphael Vasconcellos, vice-presidente executivo de criação da Agência Click Isobar responsável pela conta da Fiat. As concorrentes Sony, com o Playstation, e a Nintendo, com o Wii, ainda não têm publicidade.
Veículo: Valor Econômico