Coca-Cola e Fiat anunciam em jogos da Microsoft

Leia em 2min 40s

A Microsoft deve comunicar hoje o fechamento de acordos publicitários com dois anunciantes para a veiculação de propaganda no serviço de jogos on-line Xbox Live. É a primeira vez que a empresa fecha uma parceria desse tipo, visto que o serviço não mostrava anúncios até hoje. Esse comunicado será feito de forma simultânea em diferentes países que passarão a ter propaganda nessa rede. No Brasil, Coca-Cola e Fiat são as duas primeiras empresas a expor suas marcas no serviço.

Outras três cotas devem ser vendidas até o fim do ano, diz Marcos Swarowisky, diretor da área de Advertising & Online da Microsoft Brasil. O Xbox Live é o serviço de entretenimento on-line do console Xbox 360 da empresa.

Com esse anúncio, a empresa se movimenta para ampliar a receita publicitária, um dos principais focos de crescimento da Microsoft nos próximos anos, como tem dito Steve Ballmer, CEO mundial da Microsoft. A venda de publicidade respondeu por US$ 3 bilhões dos US$ 62 bilhões faturados em 2010. Em 2007 a empresa previa que, em até 10 anos, a venda de anúncios chegaria a 25% da receita total.

Com a expansão da publicidade on-line no Brasil a taxas mais altas do que no resto do mundo, e o expressivo número de usuários brasileiros do Messenger e Hotmail - serviços da Microsoft com propaganda - o país passou a ter importância maior na estratégia mundial de fazer a receita publicitária ganhar fôlego. A produção local do console Xbox 360, como anunciado em setembro, também ajuda a reforçar o interesse da companhia em ampliar parcerias com anunciantes nacionais. É que, quanto maior o número de consoles em operação, maior o número de usuários, que são potenciais consumidores para as marcas.

"O Brasil é um dos principais países no ranking de receita publicitária da Microsoft no mundo. Ganhamos o maior número de posições nos últimos dois anos e estamos bem perto do topo", diz Swarowisky, sem detalhar a posição.

As alterações no Xbox Live poderão ser visíveis para aqueles que atualizarem o serviço a partir de hoje. No momento em que o usuário do Xbox 360 se conectar com o sistema, ele poderá clicar em cinco opções na tela. Em uma dessas opções está o acesso aos anúncios do serviço. Ao clicar naquela janela, o usuário poderá interagir com material de propaganda da Fiat e da Coca-Cola. Em janeiro, a empresa de bebidas deve anunciar ao mercado a parceria com a Microsoft.

No caso da montadora de carros, foi colocado material relativo ao lançamento no novo Palio. O usuário poderá andar pela fábrica usando um boneco virtual enquanto assiste como o carro é montado na linha de produção. Uma das formas de verificar o volume de acessos aos anúncio será a ferramenta do Twitter.

"Teremos um twitter exclusivo dentro do anúncio que pode ser usado para interação. Então, poderemos ter uma ideia de número de acessos por esse link", diz Raphael Vasconcellos, vice-presidente executivo de criação da Agência Click Isobar responsável pela conta da Fiat. As concorrentes Sony, com o Playstation, e a Nintendo, com o Wii, ainda não têm publicidade.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Arroz, feijão e carne mais caros no campo

Impacto no preço do refeição típica do brasileiro deve ser sentido nas próximas seman...

Veja mais
Raia Drogasil substitui conselho fiscal por comitê de auditoria

A rede de farmácias Raia Drogasil criou um comitê de auditoria para substituir o atual conselho fiscal da D...

Veja mais
Grifes levam confecção para o Peru

Um movimento de grifes brasileiras - silencioso, porém constante - tem se intensificado rumo ao Peru. Elas est&at...

Veja mais
Marcas globais de tecnologia investem em lojas próprias

A atuação direta de marcas globais no varejo brasileiro, na área de tecnologia, tem crescido por me...

Veja mais
Abras disponibiliza cartilha sobre adoçantes para leitura e download

Está disponível aqui no Portal Abras a cartilha “Adoçantes – Tire suas Dúvidas&r...

Veja mais
Arroz acumula 3,5% de valorização em novembro

As cotações do arroz em casca no Rio Grande do Sul encerraram o mês de novembro acumulando alta de 3...

Veja mais
Presidente do Irga critica o modelo de comercialização do arroz

O presidente do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, foi ouvido ontem por mais de quatro hor...

Veja mais
Demanda maior, e não o clima, dita alta nos preços do café

A reação frágil da oferta de café deu o tom do movimento desse mercado em 2011. Só pa...

Veja mais
Alshop prevê 140 mil trabalhadores extras nos shoppings para este fim do ano

Segundo pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) junto a dezenas de ...

Veja mais