O acordo entre as duas empresas, experts em seus respectivos ramos de atuação, prevê que a Granotec - que já opera com a Novozymes, como fornecedora das enzimas para a mistura da massa do pão – incluirá o portfolio de produtos da SGS em suas formulações.
“Mais do que parceria ou acordo, trata-se de uma operação de complementariedade entre duas empresas e suas respectivas expertises na cadeia do trigo”, afirma Eduardo Feliz, diretor da Granotec. “São duas grandes especialistas que se unem para facilitar e beneficiar o processo de fabricação de pães e derivados do trigo para toda a indústria nacional”.
Biotecnologia aplicada a alimentos é tendência mundial
Feliz cita a importância do uso da biotecnologia no processo. “Esta é a tendência mundial nos alimentos industrializados. Ainda existem ingredientes à base de petróleo, banidos na Europa e nos Estados Unidos, sendo usados pela indústria alimentícia brasileira”, enfatiza.
A partir do acordo com a SGS, o diretor da Granotec prevê uma grande mudança no mercado nacional da cadeia do trigo, que pode inclusive servir de exemplo como iniciativa pioneira para outras experiências similares de produção local de ingredientes do setor alimentício, dominado pelas grandes multinacionais.
“As matrizes industriais dos aditivos alimentares estão fora do Brasil. Quem domina a tecnologia de produção desses ingredientes também são os grandes players do mercado mundial. Agora, a união da Granotec e da SGS vai gerar competitividade de caráter internacional”, explica Eduardo Feliz.
Benefícios para todo o setor
Para Ricardo Silva, diretor comercial da SGS Grupo, o acordo de operação entre as duas empresas vai gerar inúmeros benefícios para o mercado e para o segmento. “Nós não vamos apenas vender produtos para a cadeia do trigo. Vamos formatar soluções específicas. Teremos condições de atender cada cliente de forma personalizada – além, claro, de oferecer preços mais competitivos e um atendimento diferenciado”, salienta.
“Com este acordo, estamos somando aptidões da nossa expertise em produção de ingredientes do setor alimentício, agora ampliada com a fabricação do Mono 90, ao conhecimento e aplicação de tecnologia da Granotec”, complementa. De acordo com Silva, a parceria entre as duas empresas pode até mesmo gerar novos produtos para a indústria da panificação, tamanho o espectro de aplicações do Mono 90 e soluções de biotecnologia Granotec customizadas para o cliente. “Se um moinho pretender lançar um novo produto, diferente dos que existem, teremos todas as condições de ajudar no desenvolvimento da fórmula”.
Sobre a Granotec: empresa de nutrição e tecnologia, sediada na Cidade Industrial de Curitiba (PR). Com o uso de tecnologia avançada, oferece formulações, serviços, projetos exclusivos e soluções para a aplicação de aditivos à cadeia do trigo – indústrias de biscoitos e massas, panificação e confeitaria.
Sobre a SGS Grupo: indústria com sede no Paraná, possui duas unidades industriais, uma no Rio Grande do Sul e outra planta em Ponta Grossa, onde fabrica, além de produtos da oleoquímica vegetal, amplo portfolio de produtos para cadeia do trigo, com diversas aplicações na indústria alimentícia – todos à base de soja. Possui certificados internacionais de certificação Kosher (aprovado pela comunidade judaica internacional) e Halal (para a comunidade muçulmana), pela qualidade, tecnologia e cuidados na fabricação de ingredientes. Também é certificada com a ISO 9001 pelo Bureau Veritas.
Veículo: Padaria Moderna