No mesmo dia em que o setor ferroviário anunciou não voltar atrás em seus investimentos para o próximo ano, o presidente da Transnordestina Logística (ex-CFN), Tufi Daher Filho, anunciou, ontem, que a companhia reativará em junho de 2009, as operações no trecho entre a cidade de Cabo, em Pernambuco e a alagoana Porto Real de Colégio, processo que foi ratardado em virtude da demora na obtenção de licenças ambientais.
"Não podemos perder tanto tempo para conseguir uma licença, a partir do momento em que somos ecologicamente responsáveis", comentou, ao explicar que a ferrovia tem baixo impacto ambiental se tratando apenas da recuperação da malha local.
Na ferrovia, que não funcionava há cerca de oito anos, foram aportados R$ 50 milhões na recuperação de 527 quilômetros doa trilhos, o que vai possibilitar a partir do próximo ano, que nordeste volte a t re uma ligação com a Ferrovia Centro-Atlântica, (FCA), operada hoje pela Vale. De acordo com Daher, a paralisação do trecho, impactou negativamente a economia da região, falou o executivo para empresários do setor, durante a feira Negócios nos Trilhos.
Conforme matéria do DCI de ontem, a meta da Transnordestina é aportar R$ 5 bilhões nos negócios. Serão R$ 2,5 bilhões até o final deste ano e mais cerca de R$ 2,8 bilhões até 2010. Entre os investimentos que estão sendo feitos, a previsão que a ligação entre Missão Velha e Salgueiro, fique pronta até o final do trimestre, enquanto o trecho mais longo, de 420 quilômetros, entre Martins, no Piauí e cidade pernambucana de Trindade, opere ano final de 2010.
Trem-bala
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou a inclusão de novas obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre elas, o projeto mais caro de R$ 18 bilhões, do trem-bala, que ligará São Paulo ao Ro de Janeiro.
A licitação da obra foi adiada para junho de 2009, por conta de uma demora maior na realização dos estudos de viabilidade.
Veículo: DCI