Vilma apostou na diversificação

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Grupo mineiro desembolsou de R$ 55 milhões no ano passado para lançar 44 novos produtos no mercado.


Desafio da Vilma para colocar novos produtos no mercado foi convencer clientes do varejo a expor as novidades nas gôndolas

Em um ano marcado por investimentos na ampliação do portfólio, a Vilma Alimentos, controlada pelo grupo Domingos Costa, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), desembolsou, em 2011, cerca de R$ 55 milhões, praticamente o dobro de 2010, para lançar 44 novos produtos, recorde de lançamentos para um exercício.

"Foi um ano de grandes desafios. Investimos na diversificação do mix de produtos para atender a mudança de perfil do consumo, agora enraizado em quatro pilares: inovação, bem-estar e saúde, satisfação e praticidade", afirma o vice-presidente do grupo Cezar Tavares.

Ele explica que a transformação dos hábitos de consumo ditou o ritmo dos lançamentos de produtos adequados às novas exigências. "As pessoas não querem comer mais, elas querem comer melhor", pontua. Tavares revela ainda que, em 2011, o grupo investiu pesado em estratégias de marketing e comunicação para divulgar as novas linhas.

Dentro dessa plataforma de negócios, o vice-presidente lembra que outro desafio para colocar os novos produtos no mercado foi convencer os clientes do varejo a expor as novidades nas gôndolas. "Os supermercadistas têm papel fundamental para as mercadorias chegarem ao consumidor final", destaca.

Entre os 44 produtos lançados ao longo de 2011, a Vilma colocou no mercado uma linha própria de temperos, molhos e condimentos, aromatizantes para bolos a base de farinha de trigo, mistura para bolos salgados, mistura para bolos de soja, macarrão goumert e a linhaápremiumáde massas artesanais (Giuseppina e La Buona Pasta), entre outros.


Mercado - Para este ano, o presidente do grupo, o empresário Domingos Costa, já confirmou que a Vilma vai construir uma nova planta no Estado. A fábrica ficará em Montes Claros, no Norte de Minas, mas o valor do aporte ainda não foi informado.

Minas Gerais responde por aproximadamente 70% das vendas do grupo, incluindo os produtos da marca Vilma. Outros 20% estão divididos entre Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Goiás e os 10% restantes estão distribuídos entre os estados. Segundo Tavares, esporadicamente, a empresa também faz negócios no mercado externo.

Para a Vilma, 2011 também foi um ano marcado pela otimização dos custos. Em agosto, a empresa firmou contrato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a implantação de um projeto de eficiência energética na fábrica de Contagem. O objetivo é a modernização de todo o sistema de iluminação da unidade e a redução de custos.

O programa, conforme já informado, vai aumentar a vida útil dos equipamentos e gerar uma economia de energia. A Cemig vai disponibilizar R$ 4,2 milhões em recursos do Programa Eficiência Energética (PEE), valor que, posteriormente, será reembolsado à estatal pela Vilma com base na redução dos custos.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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