As Regiões Norte e Nordeste do Brasil terão 22 novos shoppings até 2014, sete dos quais estarão na Norte. A região, pouco explorada até o momento pelo setor comercial, recentemente contou com a inauguração do Via Verde Shopping, no Estado do Acre, estado que figurava ao lado do Amapá como localidades que não possuiam este tipo de empreendimento. O investimento aportado no Via Verde foi de R$ 150 milhões e será gerenciado pela Landis Shopping Centers, com previsão de faturamento anual estimada em R$ 180 milhões. Na primeira etapa da implantação do espaço, foram gerados aproximadamente 2.200 postos de trabalho.
"A nossa previsão é de que aproximadamente 10 mil a 12 mil pessoas passem no shopping por dia. Nos fins de semana, estimamos 15 mil", disse Dorival Regini, representante da Landis, empresa especializada no gerenciamento do setor. Até o final de 2012, o norte brasileiro receberá outros três: no Pará, em Amazonas, e o pioneiro no Amapá. Roraima ainda não têm previsão de receber um empreendimento deste tipo. Nos próximos três anos, a Landis prevê a expansão do empreendimento, com a estimativa de gerar mais 1.500 novos empregos. "As festas de fim de ano permitirão que as empresas que apostaram em nosso empreendimento comecem a recuperar o investimento", destacou o administrador do Via Verde Shopping.
A cada ano, serão inaugurados entre 35 e 40 shoppings no Brasil, mas é a Região Sudeste que receberá a maior parte desses investimentos, liderada por São Paulo, com 9 empreendimentos a serem abertos na capital paulista, este ano. Dos 802 shoppings em operação hoje no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Região Norte responde por 15, sendo que no Amazonas e no Pará está concentrada a maioria deles: onze centros de compras ao todo. O grupo Sonae Sierra já opera em Manaus.
Investimento
Regini diz, ainda, que o Via Verde consumiu R$ 75 milhões, dos quais R$ 61 milhões foram captados no Banco da Amazônia (Basa). Em contrapartida, as empresas disponibilizaram um aporte de R$ 70 milhões para aquisição do espaço comercial, produtos e contratação de pessoal. "Agora, a capital acreana conta com um espaço comercial à altura dos grandes centros consumidores do País", destacou.
Empresas originárias do estado, como a rede de Supermercados Araújo, Casa Natal e a Drogaria Popular, instalaram uma nova filial no empreendimento. O Araújo gerará 210 empregos diretos. "Como acreditamos no potencial econômico da nossa terra, estamos investindo nesta nova loja", destacou a rede atacadista. "Acreditamos que com esta nova loja devemos alavancar as nossas vendas 20% se comparadas com as do mesmo período do ano passado", informou em nota a Drogaria Popular.
Expansão
A rede varejista Marisa, especializada em moda feminina, também inaugurou mais um endereço na capital acreana, no Via Verde. Com uma unidade estimada em 1.050 m², nesta primeira etapa vai gerar 46 novos postos de trabalho. "Esta nossa loja vai oferecer às clientes acreanas mais uma opção de moda, e com ótima relação custo-benefício", destacou Ricardo Ribeiro, diretor de Expansão da Marisa. Esta nova unidade, segundo ele, oferece mix completo de produtos: feminino, masculino, infantil e moda íntima. A rede oferta às suas clientes coleções que trazem as tendências dos principais centros de moda internacionais ao dia a dia da mulher brasileira.
A rede Lojas Americanas, por sua vez, conta também com um espaço de 1.941 m² de área de vendas, que custou um investimento de R$ 2 milhões. Com mais esta inauguração, segundo o administrador do Via Verde, a rede totaliza 583 unidades em todo o País. Como o grupo empresarial conta com três centros de distribuição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a Lojas Americanas chega a comercializar mais de 50.000 itens de 4.000 empresas diferentes. As Lojas Americanas é uma das mais tradicionais redes de varejo do País, que completa 82 anos em 2011. A empresa atua ainda no comércio eletrônico, por meio da B2W.
Veículo: DCI