Acre inaugura shopping com investimento de R$ 150 milhões

Leia em 3min 20s

As Regiões Norte e Nordeste do Brasil terão 22 novos shoppings até 2014, sete dos quais estarão na Norte. A região, pouco explorada até o momento pelo setor comercial, recentemente contou com a inauguração do Via Verde Shopping, no Estado do Acre, estado que figurava ao lado do Amapá como localidades que não possuiam este tipo de empreendimento. O investimento aportado no Via Verde foi de R$ 150 milhões e será gerenciado pela Landis Shopping Centers, com previsão de faturamento anual estimada em R$ 180 milhões. Na primeira etapa da implantação do espaço, foram gerados aproximadamente 2.200 postos de trabalho.

"A nossa previsão é de que aproximadamente 10 mil a 12 mil pessoas passem no shopping por dia. Nos fins de semana, estimamos 15 mil", disse Dorival Regini, representante da Landis, empresa especializada no gerenciamento do setor. Até o final de 2012, o norte brasileiro receberá outros três: no Pará, em Amazonas, e o pioneiro no Amapá. Roraima ainda não têm previsão de receber um empreendimento deste tipo. Nos próximos três anos, a Landis prevê a expansão do empreendimento, com a estimativa de gerar mais 1.500 novos empregos. "As festas de fim de ano permitirão que as empresas que apostaram em nosso empreendimento comecem a recuperar o investimento", destacou o administrador do Via Verde Shopping.

A cada ano, serão inaugurados entre 35 e 40 shoppings no Brasil, mas é a Região Sudeste que receberá a maior parte desses investimentos, liderada por São Paulo, com 9 empreendimentos a serem abertos na capital paulista, este ano. Dos 802 shoppings em operação hoje no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a Região Norte responde por 15, sendo que no Amazonas e no Pará está concentrada a maioria deles: onze centros de compras ao todo. O grupo Sonae Sierra já opera em Manaus.

Investimento

Regini diz, ainda, que o Via Verde consumiu R$ 75 milhões, dos quais R$ 61 milhões foram captados no Banco da Amazônia (Basa). Em contrapartida, as empresas disponibilizaram um aporte de R$ 70 milhões para aquisição do espaço comercial, produtos e contratação de pessoal. "Agora, a capital acreana conta com um espaço comercial à altura dos grandes centros consumidores do País", destacou.

Empresas originárias do estado, como a rede de Supermercados Araújo, Casa Natal e a Drogaria Popular, instalaram uma nova filial no empreendimento. O Araújo gerará 210 empregos diretos. "Como acreditamos no potencial econômico da nossa terra, estamos investindo nesta nova loja", destacou a rede atacadista. "Acreditamos que com esta nova loja devemos alavancar as nossas vendas 20% se comparadas com as do mesmo período do ano passado", informou em nota a Drogaria Popular.

Expansão

A rede varejista Marisa, especializada em moda feminina, também inaugurou mais um endereço na capital acreana, no Via Verde. Com uma unidade estimada em 1.050 m², nesta primeira etapa vai gerar 46 novos postos de trabalho. "Esta nossa loja vai oferecer às clientes acreanas mais uma opção de moda, e com ótima relação custo-benefício", destacou Ricardo Ribeiro, diretor de Expansão da Marisa. Esta nova unidade, segundo ele, oferece mix completo de produtos: feminino, masculino, infantil e moda íntima. A rede oferta às suas clientes coleções que trazem as tendências dos principais centros de moda internacionais ao dia a dia da mulher brasileira.

A rede Lojas Americanas, por sua vez, conta também com um espaço de 1.941 m² de área de vendas, que custou um investimento de R$ 2 milhões. Com mais esta inauguração, segundo o administrador do Via Verde, a rede totaliza 583 unidades em todo o País. Como o grupo empresarial conta com três centros de distribuição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a Lojas Americanas chega a comercializar mais de 50.000 itens de 4.000 empresas diferentes. As Lojas Americanas é uma das mais tradicionais redes de varejo do País, que completa 82 anos em 2011. A empresa atua ainda no comércio eletrônico, por meio da B2W.


Veículo: DCI


Veja também

Plano de negócios é importante para o sucesso

Empreendedores mineiros repensaram estratégia da empresa ainda na faculdade, garantindo o crescimentoTer uma boa ...

Veja mais
Santos vai dobrar capacidade até 2013

Maior porto da América Latina vai movimentar a mesma quantidade de contêineres que todos os outros portos b...

Veja mais
Redes varejistas apostam em saldões para queima de estoques de 2011

Para reduzir estoques que restaram do último ano, varejistas de diversos segmentos investem em seu primeiro sald&...

Veja mais
Publicidade deve crescer 5,5% por ano até 2016

Nos próximos cinco anos, o mercado publicitário mundial passará dos atuais US$ 442 bilhões d...

Veja mais
Ameaça no Sul, La Niña deverá poupar demais regiões do país

Novamente sob influência direta do fenômeno La Niña, provocado pelo resfriamento das águas do ...

Veja mais
Agências projetam tímido crescimento real em 2012

A publicidade sentiu o desaquecimento do mercado interno em 2011 e as expectativas iniciais para este ano, em termos de ...

Veja mais
Faturamento das padarias cai 10%

Dezembro não foi um bom período para o setor de panificação no Grande ABC. O faturamento apo...

Veja mais
Trabalho a distância e cautelas do empregador

Em 15 de dezembro passado, passou a vigorar a Lei 12.551, por força da qual o artigo 6º da CLT passa a ter a...

Veja mais
Cenário de crise já preocupa

Algumas redes mineiras foram surpreendidas pela demanda de Natal da linha branca.Nas ruas e nos shoppings, o varejo ence...

Veja mais