Companhias que mais investem em iniciativas no período começam a divulgar suas ações para aproveitar as vendas de maior alta no consumo de cerveja no país
As já tradicionais ações das cervejarias Ambev e Schincariol para o Carnaval começam a chegar à mídia e esquenta a concorrência entre as companhias em um dos períodos de maior venda de cerveja no país. Este ano, a disputa entre as empresas que mais investem em iniciativas de marketing para o período terá um importante diferencial em relação aos anos anteriores com a chegada da multinacional japonesa Kirin, que entrou no segmento brasileiro no ano passado ao adquirir a detentora das marcas Nova Schin e
Devassa, carros-chefes nas ações da empresa para o Carnaval.
A grande concorrente será a Skol, da Ambev, que terá uma promoção nacional realizada pela internet que levará um grupo de consumidores para aproveitar as quatro principais folias do país em apenas cinco dias: Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador e Recife/Olinda.
A Skol terá também um comercial criado agência F/Nazca especificamente para a data em uma ação que abrangerá também peças de mídia exterior, internet, mídia impressa e spot de rádio. Já durante os dias de folia, as iniciativas para a marca serão através de patrocínios a blocos e trios elétricos de diversas cidades pelo país, além de se associar á escola de samba carioca São Clemente.
Já as iniciativas da Schincariol estarão centradas este ano no eixo Rio-São Paulo tendo como principal diferencial em relação à concorrente a exclusividade na venda de cervejas nos sambódromos carioca e paulista.Além disso, a empresa contará pelo terceiro ano consecutivo como o Espaço Devassa em plena Marquês de Sapucaí, que após o fim do Camarote Brahma no ano passado passou a ser o local mais disputado por famosos e de maior mídia espontânea durante os dias de festa.
Nova Devassa
Por sua vez, a Ambev “roubou” da concorrente o patrocínio do Carnaval de Salvador ao ganhar a concorrência promovida pela organização do evento com a marca Brahma. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a empresa tira da Schincariol uma ação estratégia que era mantida há onze anos.
Após dois anos de muita repercussão ao escolher como garotas-propaganda a socialite americana Paris Hilton, em 2010, e a cantora Sandy, no ano passado, a marca Devassa ainda faz mistérios para divulgar a nova celebridade que estará em sua campanha no período. A polêmica seria mantida caso o apresentador e empresário Sílvio Santos seja confirmado para o posto conforme se especulou na mídia dias atrás.
De acordo com a Schincariol,a empresa “possui um planejamento específico para a data” com campanhas publicitárias, patrocínios aos blocos de rua e ações focadas nos consumidores através dos pontos de venda do país.
Por sua vez, a Heineken deixará de investir em ações específicas para o Carnaval para investir nas mudanças operacionais que foram realizadas recentemente pela empresa. “Estamos nos concentrando em investimentos na produção e logística de nossas marcas nas oito cervejarias no Brasil para atender a alta demanda do verão”, diz Paulo Macedo, vicepresidente de relações corporativas da Heineken Brasil.
Veículo: Brasil Econômico