Dados não oficiais indicam que a companhia teria sido obrigada a reduzir em 42% o transporte de cargas diário.
A MRS Logística S/A vai implantar um plano emergencial para evitar prejuízos dos clientes que transportam cargas em Minas Gerais, já que a companhia sofre limitações de tráfego em alguns trechos de sua malha ferroviária que foram atingidos pelas fortes chuvas que caem no Estado há vários dias.
Dados não oficiais indicam que a ferrovia teria sido obrigada a reduzir em 42% o transporte de cargas diário em função dos problemas: de 350 mil toneladas de minério de ferro por dia, a empresa estaria transportando apenas cerca de 200 mil toneladas diárias.
Embora não tenha divulgado balanço das áreas mais afetadas, a assessoria de comunicação da MRS confirmou que alguns pontos específicos da malha mineira estão alagados e há desabamentos de terra em algumas linhas, o que levou à suspensão das atividades nesses locais.
Além da capital Belo Horizonte, a malha da MRS passa por localidades como Brumadinho, Ouro Branco, Jeceaba, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora, que estão entre as cidades mineiras bastante afetadas pelos recentes temporais.
A empresa não informou qual a previsão de retomada dos trechos prejudicados. Entre os clientes de mineração e siderurgia da MRS Logística estão a Vale S/A, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Usiminas, a ArcelorMittal, a MMX, a Gerdau, a Vallourec & Mannesmann, a Votorantim Metais e a VSB.
São Paulo - Depois de 12 dias de interdição, os trens da MRS voltaram a circular por São Paulo. A empresa estava impedida de transitar por ordem da Defesa Civil da prefeitura paulista em função de riscos de desabamento de um edifício localizado ao lado da linha.
A ferrovia é propriedade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estatal que é responsável pelo transporte de passageiros por trilhos de superfície.
Foram afetados os transportes de diversas cargas do MRS, entre elas, minério de bauxita, que é enviado à fábrica de alumínio da Votorantim Metais, em Sorocaba (SP); aço da CSN, transportado para o Sul do Brasil; além de outros materiais como areia e enxofre.
Veículo: Diário do Comércio - MG