Venda de pilha cai e P&G investe 30% mais na Duracell

Leia em 2min 10s

O mercado de pilhas encolheu 4,2% em volume e 9,6% em valor de janeiro a agosto do ano passado ante o mesmo período de 2010, segundo a consultoria Nielsen. Mesmo assim, a Procter & Gamble (P&G) vai aumentar em 30% o investimento de marketing na marca Duracell este ano no Brasil. Líder em alcalinas, a empresa quer ampliar o escopo da marca. "Vamos deixar de jogar somente em pilha. Queremos ser líderes no mercado de energia portátil", diz Thiago Icassati, diretor de marketing de Duracell.

A filial brasileira quer trazer logo ao país os frutos da joint venture firmada pela P&G com a americana Powermat. Criada em setembro de 2011, a parceria começa a operar neste ano com foco em recarga sem fio. Nos EUA a Powermat vende uma superfície que carrega celulares pelo simples contato, sem a necessidade de conectá-lo a fios. "Temos uma reunião com a P&G global em breve e queremos discutir como acelerar a vinda desses produtos", diz Icassati.

A P&G também quer reforçar as vendas do instant charger, no Brasil há um ano. É um carregador portátil, que funciona como uma bateria reserva para equipamentos eletrônicos com entrada USB. A empresa busca agora uma operadora de celular para criar promoções em parceria.

Enquanto explora outros mercados, a P&G ainda aposta em pilhas alcalinas, em que é líder com 39% de participação. Cresce o número de aparelhos que usam baterias como laptops, tablets e celulares. Icassati afirma que, por outro lado, há um mercado crescente de equipamentos - como brinquedos, máquinas fotográficas e MP3 players - que usam pilhas de alto desempenho.

Segundo dados Nielsen fornecidos pela P&G, as alcalinas alcançaram 62,4% de participação no mercado de pilhas em outubro de 2011, em um avanço com relação aos 61,3% de um ano antes. Esse é um dos fatores que explicam a redução no consumo, segundo Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen. "As pilhas alcalinas, que ganharam importância, reduzem a frequência de compra da categoria, uma vez que duram muito mais do que as pilhas de zinco". Segundo ele as fabricantes de alcalinas abaixaram preços e montaram pacotes promocionais em 2011.

A P&G não vende a pilha comum, de menor duração, que chega a custar metade da alcalina no ponto de venda. A empresa quer usar a comunicação para tornar clara a diferença entre as duas. A agência de publicidade 9ine, do ex-jogador Ronaldo, deu início a uma ampla campanha em novembro com a mensagem "Pilhas que duram mais para momentos que duram a vida inteira". Além do Fenômeno, entraram na dança dois filhos dele, Ronald e Alexander.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ponto Frio terá itens com descontos de até 70%

Nesta quinta-feira é a vez do Ponto Frio de iniciar sua liquidação, com descontos de até 70%...

Veja mais
Indústria de massas migra para linha de mais valor

Para driblar a estagnação do setor de macarrão, fabricantes de massas estão investindo em pr...

Veja mais
Donos da Ri Happy negociam venda da rede

A Ri Happy, maior rede de varejo de brinquedos do país, está em negociações com o fundo de i...

Veja mais
Companhias contestam autuações trabalhistas

Algumas empresas com pendências trabalhistas têm sido duplamente punidas pela mesma razão pelo Minist...

Veja mais
Grupo pretende evitar erros cometidos pela Hypermarcas

A EMS investiu em fábricas para amoliar a capacidade de produção e aumentar o portfólio de p...

Veja mais
Carnaval acirra disputa entre Ambev e Schin

Companhias que mais investem em iniciativas no período começam a divulgar suas ações para ap...

Veja mais
Programa do Leite se expande

A orientação aos produtores melhora a qualidade do produtoO Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite...

Veja mais
Saca de café certificado obtém preço 17,5% maior

A Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer), que conquistou em setembro de 2011 a certifica&c...

Veja mais
Calçadista fechou exercício passado estagnado

Apesar de não parecer muito positivo, o resultado é considerado bom, dada as circunstâncias da econo...

Veja mais