Camicado reforça meta de crescer fora de SP

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A Camicado Houseware, varejista paulistana de utensílios para casa e artigos de cama, mesa e banho, inaugura hoje em Londrina sua segunda loja no Paraná. Na segunda-feira da semana que vem, a rede abre sua primeira unidade em Porto Alegre (RS). As inaugurações fazem parte de um acelerado plano de expansão traçado há cinco anos pela varejista, que foi fundada em 1980 por três irmãos de origem japonesa que vendiam legumes em feiras livres na capital paulista. Desde 2003, a Camicado Houseware praticamente dobrou de tamanho e passou a figurar no topo da lista dos maiores clientes de empresas como a Schimdt, fabricante de louças, e a Tramontina, de panelas e utensílios domésticos. Davilym Dourado/valor

 

Renata Camicado diz que turbulência financeira internacional não afetou consumo em suas lojas e, até agora, vendas cresceram 18% em relação a 2007

 

Em 2003, a Camicado possuía 14 filais. Hoje, são 22 lojas, além do site na internet, cujas vendas devem crescer 40% neste ano e já respondem por cerca de 10% do faturamento total. "A meta é chegarmos ao fim de 2009 com 30 lojas", diz Renata Yuri Camicado, que responde pela gerência financeira da rede, que não revela valores sobre faturamento. 

 


O investimento para abertura de uma nova loja gira em torno de R$ 2 milhões e os recursos para a expansão virão do próprio caixa da companhia, diz a executiva. Em 2010, a empresa inicia a segunda fase de seu projeto de expansão, no qual pretende reforçar a sua estratégia de "nacionalização", com a abertura de lojas fora de São Paulo. Atualmente, a varejista já está presente em Brasília e Belo Horizonte. 

 


"O nosso objetivo é ser uma rede nacional. O 'mercado casa' ainda é pouco explorado no país. Existem redes especializadas ou em utensílios domésticos ou focadas em artigos de cama, mesa e banho", diz Renata, de 28 anos, que é filha de um dos fundadores da rede, Nomulo Camicado. A estratégia da varejista, cujas lojas concentram-se em shoppings, é oferecer tudo para casa, de todos os preços. 

 


Mas outros concorrentes estão investindo no "mercado casa". A Tok&Stok inaugura este ano em São Paulo sua primeira loja exclusiva de utilidades domésticas e acessórios, que competirá diretamente com a Camicado. A varejista de móveis e artigos de design quer criar uma rede com esse novo formato de lojas, que funcionam no sistema de auto-serviço e ocupam um espaço mais compacto, ideal para shoppings. 

 


Embaladas pelo "boom" no mercado imobiliário, as lojas de artigo para casa vêm apresentando alto desempenho. Neste ano, diz Renata, as vendas da Camicado cresceram 18% na mesma base de lojas existente em igual período de 2007. Se comparado ao desempenho de outras redes, o percentual está entre os maiores do varejo. 

 


Apesar das mudanças de ventos da economia em setembro - e a crise de liquidez no sistema financeiro que afetou em cheio o mercado residencial -, Renata afirma não ter sentido ainda uma desaceleração do consumo. Segundo ela, alguns bancos já começaram a ligar novamente para a varejista nas últimas duas semanas, oferecendo linhas de crédito lastreadas na antecipação de recebíveis . "Mas não precisamos tomar esse tipo financiamento", diz. 

 


A varejista conseguiu firmar-se como a "rainha" das listas de casamento. No ano passado foram realizados em São Paulo 51 mil enlaces e 84% dos casais deixaram sua lista de presentes na varejista. "No ano passado vendemos 3 milhões de copos, 1 milhão de pratos e 300 mil toalhas", diz Renata. 

 


Hoje, a Camicado Houseware está bem longe de suas origens. Os três irmãos feirantes - Nomulo, Maria e Mariê - abriram uma loja na popular região da 25 de Março, em São Paulo, ainda com a idéia de vender legumes, mas logo começaram a vender brinquedos. Renata conta que seu pai conheceu sua mãe na feira, onde ela vendia pastéis. 

 


A primeira loja de artigos para casa foi inaugurada pelos três irmãos no shopping Lar Center em 1987, em São Paulo dando origem a um novo negócio. Mas a família não desistiu das seis lojas populares, onde também são vendidos artigos para festa, descartáveis e papelaria. 

 

Veículo: Valor Econômico


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