O Grupo Pão de Açúcar lança duas campanhas promocionais das bandeiras Extra - que faz aniversário este mês - e CompreBem em São Paulo, ABC e no Rio de Janeiro e também resgata o Cartão Mais, da rede Pão de Açúcar. Para as campanhas, o investimento previsto é de R$ 18 milhões.
No caso do Cartão Mais, a companhia faz um resgate do programa, que volta com algumas mudanças de conceitos. "Trata-se de uma ótima ferramenta de marketing, para entendermos cada vez melhor os consumidores da bandeira Pão de Açúcar", afirma o gerente de serviços e programa de relacionamento do Grupo Pão de Açúcar, Renato Caetano. O programa existe desde 1999, mas não decolou. Agora, a cada compra os clientes Mais ganham pontos que podem ser trocados por vale-compras na rede Pão de Açúcar. A mecânica é simples: a cada R$ 1 gasto, o consumidor ganha um ponto e troca os pontos por vale-compras. Além dos pontos trocados por vales, os clientes cadastrados no programa terão direito a descontos exclusivos todos os meses em 100 itens das lojas.
"Esses são alguns dos novos benefícios que o cartão oferece para o cliente Pão de Açúcar", conta o executivo.
Atualmente, o programa conta com cerca de dois milhões de clientes cadastrados, o que representa cerca de 40% do faturamento da bandeira Pão de Açúcar. "O objetivo é chegar ao fim de 2009 com o programa representando pelo menos 50% do faturamento da rede", afirma Caetano. "Nosso objetivo não é somente crescer a base de clientes cadastrados, mas sim aumentar o valor gasto nas lojas", completa Caetano.
Com os dados obtidos pelo programa, Caetano afirma ser possível determinar o perfil de compras do cliente e com isso realizar ofertas e eventos voltados para aquele determinado perfil. "Quando o cliente fornece seus dados no caixa, temos como avaliar o que ele compra, a quantidade, o que mais compra, o que procurou e não achou e isso é uma ferramenta de marketing incrível, que vamos utilizar cada vez mais para sempre oferecer novidades para os clientes Pão de Açúcar", afirma.
Inicialmente, o cartão Mais chega a 61 lojas da rede na cidade de São Paulo. Em 2009 o programa irá se estender para os demais Estados e cidades onde a bandeira está presente.
Para chegar ao novo formato do cartão Mais, o Grupo Pão de Açúcar contou com a parceria da agência Giovanni+DraftFCB. O projeto foi testado durante dois anos em sete lojas da rede na cidade de São Paulo.
Promoção
Já para a bandeira Extra está prevista uma promoção que conta com o patrocínio do telefone Livre, da Embratel. Serão sorteadas mais de 200 famílias que terão cinco minutos para gastar R$ 5 mil nas lojas do hipermercado Extra. "Esse número dá cerca de duas famílias por loja", conta a gerente de marketing do Extra, Maria Cristina Amarante. A cada R$ 60 em compras o consumidor recebe um cupom.
Além do material de ponto-de-venda, a campanha prevê ações no hotsite, na TvTerra e também a veiculação de um filme em TV aberta. A premiação será em dezembro.
Para CompreBem, o cliente que apresentar o cartão da bandeira concorre a R$ 50 em vale-compras. Os caixas das lojas foram equipados com dispositivos que são acionados automaticamente, sem interferência do operador. As premiações acontecem no momento em que o consumidor está no caixa. Com o terceiro ano da campanha, a expectativa é de que a participação de cartões da bandeira na venda total da rede aumente 40% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Veículo: Gazeta Mercantil