A disparada dos preços das commodities agrícolas registrada até a metade deste ano fez com que a Pandurata Alimentos - fabricante das marcas Bauducco, Visconti e Tommy - alterasse os planos para a temporada de final de ano, que concentra as vendas de panetones, principal produto da empresa. Os custos aumentaram mais de 15% e a empresa teve de rever a estratégia para não pegar os consumidores de surpresa. A opção foi reajustar em 9% os preços em relação ao ano passado e sacrificar as margens, apostando no aumento de volume, contou Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia. Este ano, a empresa espera vender 40 milhões de panetones na temporada, ante 36 milhões vendidos em 2007. "Estamos trabalhando este ano com margens menores", disse.
A Pandurata possui capacidade para atender a demanda deste ano, mas para 2009 está acertado aumento de 50% da capacidade de produção de panetones, o que representa mais de 20 milhões de unidades. "Esse investimento já estava previsto e vamos manter, independente da crise internacional", afirmou. Utilizando-se de financiamento de bancos de fomento e de recursos próprios, a empresa já comprou as máquinas e apenas estuda em qual das fábricas os equipamentos serão instalados. "Estamos observando tudo que está acontecendo com atenção, mas não vamos desviar a rota. A Bauducco, no geral, está alicerçada em planos de longo prazo", disse.
A Pandurata tem duas fábricas em Guarulhos, uma na capital paulista, outra em Extrema (MG) e uma em São Roque, que pertencia a Hershey - fabricante norte-americana de chocolates que firmou uma parceria com a Pandurata para produção e distribuição em janeiro deste ano.
Apesar da crise, a empresa tem se surpreendido com as vendas nesse início da temporada. "O giro que temos observado mostra alta acima dos 10% previstos. O crescimento está entre 13% e 14%."
Sem subestimar a gravidade da crise, o executivo contou que não espera grandes perdas no setor de alimentação como um todo. "Provavelmente não seremos afetados, mas outros produtos que dependem mais do crédito serão", disse. "No nosso caso, o que mais impacta é a massa salarial e o nível de emprego", afirmou.
Para minimizar possíveis efeitos da crise, o executivo contou que a empresa investiu 50% mais em divulgação este ano em relação a 2007. Um dos focos da fabricante é conquistar os consumidores jovens, com o chocotone, e as crianças, como chocotone com brinquedos. "É um público cada vez mais fiel. É o futuro da categoria", explicou. Além de panetone, a empresa também possui uma divisão de biscoitos e outra de produtos de padaria. Segundo Cardamone, as vendas de panetones ainda são mais importantes, mas as outras operações do grupo ganham cada vez mais destaque. Para este ano, a expectativa de crescimento da Pandurata é de 20%.
Concorrência
Todos os anos a concorrência entre as fabricantes de panetones é acirrada. Para não ficar de fora de nenhuma parcela do mercado, Cardamone contou que a empresa opta por trabalhar com as marcas Bauducco, Visconti e Tommy. Cada uma tem um posicionamento de preço, sendo a Tommy o mais popular e a Bauducco mais premium. Este ano, a empresa enfrentará ainda mais concorrência de duas estreantes, a Nestlé, que entra na categoria com três opções - frutas, chocolate e Alpino - e a LaRioja, que colocará duas versões de sua marca nas gôndolas.
Veículo: Gazeta Mercantil