Leite amarga perdas

Leia em 1min 40s

Preço cai e oferta cresce menos este ano


As sucessivas quedas nos preços do leite e os custos de produção mais elevados têm feito com que o aumento da oferta, típico do segundo semestre, ocorra de forma bem mais comedida. De acordo com o Índice de Captação de Leite do Cepea (Icap-L), o volume recebido pelas empresas em setembro foi somente 1,25% maior que o de agosto, fazendo com que o índice de setembro fosse menor que o do mesmo mês do ano passado. Isso não ocorria desde abril do ano passado.

 

Desde julho, quando os preços começaram a cair, a média ponderada nacional, pesquisada em sete estados, já perdeu 15 centavos por litro. Conforme o Cepea, em outubro, o preço médio bruto foi de R$ 0,6096/litro – em junho, último mês antes do início das quedas, a média era R$ 0,7633/litro.

 

A combinação de baixo crescimento da oferta com preços em queda indica a existência de estoques nas indústrias. De fato, o volume recebido pelas empresas no acumulado deste ano ainda é 16,55% maior que no mesmo período de 2007.

 

Segundo o Cepea, o preço médio do leite pago ao produtor em outubro (referente ao leite entregue em setembro) caiu 7,3%, ou R$ 0,05, em relação ao pagamento de setembro. Em Minas Gerais, a queda por litro foi de pouco mais de R$ 0,03, custando, em média, R$ 0,6314 (valor bruto). Para este mês, metade dos representantes de laticínios e cooperativas ouvidos pelo Cepea acredita em manutenção dos atuais valores. A outra metade, no entanto, continua sinalizando mais quedas.

 

A crise do setor leiteiro é o motivo do ato de protesto que reuniu cerca de 10 mil produtores de Pompéu e de outros municípios das regiões do Alto São Francisco e Centro-Oeste, sexta-feira. Os produtores distribuíram leite para a população. 


Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Receita com exportação cresce 33,2%

As exportações de produtos orgânicos somaram 10,026 mil toneladas nos primeiros nove meses deste ano...

Veja mais
Nokia fixa câmbio em R$ 1,90

O celular vai brilhar no Natal brasileiro como nos últimos anos porque a indústria de telefones móv...

Veja mais
Bauducco amplia a produção de panetone

A disparada dos preços das commodities agrícolas registrada até a metade deste ano fez com que a Pa...

Veja mais
Kimberly-Clark investe em protetor solar para criança

Um dos maiores fabricantes de fraldas com a marca da Turma da Mônica, a Kimberly-Clark quer agora ampliar seus dom...

Veja mais
Kimberly-Clark investe em protetor solar para criança

Um dos maiores fabricantes de fraldas com a marca da Turma da Mônica, a Kimberly-Clark quer agora ampliar seus dom...

Veja mais
Supermercado faz parceria com H2OH! em reciclagem

O Grupo Pão de Açúcar anunciou uma parceria com a PepsiCo para lançar um programa de recicla...

Veja mais
Rede Extra Fácil inaugura sua 29ª loja e quer chegar a 40

Com investimentos de R$ 500 mil, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou, no último sábado, a...

Veja mais
Pão de Açúcar relança programa de fidelidade

Cerca de 1,9 milhão de pessoas cadastradas no sistema do Pão de Açúcar, que respondem por qu...

Veja mais
Empresas investem em fábrica e produto

As empresas do setor de cosméticos e perfumaria também devem continuar seus investimentos em pesquisas e a...

Veja mais