A Bosch anunciou ontem a aquisição da fabricante de equipamentos Hofmann do Brasil, focada em alinhamento de direção, balanceamento de rodas e montagem e desmontagem de pneus. De acordo com a empresa, o objetivo do negócio é ampliar a oferta de produtos e serviços no segmento, tornando mais próximo o relacionamento com as oficinas mecânicas independentes.
As negociações entre a Bosch e a Hofmann começaram no início do ano, segundo informou Ruediger Saur, vice-presidente da divisão de reposição automotiva na América Latina da multinacional alemã. "A Bosch atua nesse mercado na Europa e Estados Unidos. Agora, com a aquisição, podemos atender toda a região", disse o executivo.
O faturamento da Hofmann no ano passado foi de aproximadamente R$ 13 milhões. O valor do negócio, no entanto, não foi revelado. A empresa, com sede em São Paulo e fundada em agosto de 1969, conta com 50 funcionários, 50 representantes comerciais e 30 distribuidores. O volume de produção da Hofmann previsto pela Bosch também não foi divulgado, mas nos quase 40 anos de história a fabricante informa ter comercializado mais de 20 mil equipamentos.
Para Saur, as oficinas mecânicas independentes serão os principais clientes dessa divisão, por conta da carência de equipamentos com maior tecnologia embarcada. "Para acompanhar o desenvolvimento dos automóveis, as oficinas precisam de aparelhos mais sofisticados", afirmou.
Conforme os dados do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP), apenas no Estado existem mais de 14,2 mil empresas que realizam manutenção de automóveis, a maior parte delas estabelecimentos independentes.
Em relação à desaceleração das vendas de automóveis no país, causada pela escassez de crédito para o consumidor, o executivo da Bosch disse que, tradicionalmente, o mercado de reposição é menos afetado do que o de carros novos.
Veículo: Valor Econômico