Magazine Luiza sente a crise e parte para promoção com "cliente mais fiel"

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Os primeiros dias de novembro foram os piores para o varejo em muito tempo, afirmou a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, em evento para empresários realizado ontem na cidade de São Paulo. "O varejo é o primeiro setor a sentir os impactos [da crise de liquidez]", disse a executiva, que não quis detalhar como as vendas se comportaram. A empresária declarou apenas que a rede conseguiu "recuperar [a queda] no fim de semana". 

 

Para reverter o cenário, o Magazine Luiza convidou seus consumidores mais fiéis e que mais gastam - os "clientes ouro" - a fazer compras no domingo em lojas do interior de São Paulo. Essas unidades geralmente não abrem nesse dia da semana. "Vendemos R$ 10 milhões em cinco horas", afirmou Luiza, depois de mostrar à platéia as fotos das filas nas lojas. 

 


A rede inaugurou, em setembro, 44 lojas de uma só vez na cidade de São Paulo. Segundo Luiza, as unidades na capital paulista já representam 25% das vendas da empresa. Desde que foram abertas, as lojas juntas faturaram cerca de R$ 75 milhões e atraíram 200 mil novos clientes à empresa. Recentemente, foram inauguradas mais duas lojas e outras duas serão abertas em breve. Ao comentar o início das operações na capital, Luiza disse que a rede está "apanhando" em relação à "logística e transporte das mercadorias". "É complicado. Nós estamos aprendendo a trabalhar aqui." 

 


Segundo apurou o Valor, há queixas de clientes em relação aos prazos de entrega. O Procon da cidade de São Paulo, que fornece o número consolidado de reclamações no prazo de cinco anos, informa que o Magazine Luiza acumula 72 queixas. Mas não consta reclamações contra a empresa no órgão de defesa do consumidor nas listas anuais de 2006 e 2005. Em 2007, foram formalizadas sete queixas. 

 


A varejista respondeu que "passou por adaptações em sua logística ao ingressar na Grande São Paulo", mas que os problemas já foram solucionados. "As atuais compras estão sendo entregues no prazo delimitado e uma equipe do Magazine Luiza está trabalhando para resolver os atrasos que ocorreram no mês anterior", informa a rede. 

 


Luiza Trajano afirmou que não teme a crise. "O pânico só atrapalha", declarou a empresária, que gravou um vídeo para os funcionários do Magazine Luiza para explicar a crise. "Dissemos que não vai ter desemprego desde que todos cumpram suas metas." 


Veículo: Valor Econômico


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