Onofre cria novo canal de vendas com a Casas Bahia

Leia em 3min

A Drogaria Onofre vai mais que triplicar sua rede de pontos-de-vendas até o próximo ano e, ao mesmo tempo, reduzir custos com seu imobilizado em estoque. A empresa de varejo farmacêutico decidiu aproveitar os resultados positivos da parceria que fechou com a Casas Bahia - para implantar quiosques de vendas de medicamentos, produtos de perfumaria e cosméticos em 80 lojas da empresa - e vai instalar também em suas próprias farmácias ilhas de venda de produtos com entrega em domicílio. A idéia é disponibilizar ao cliente a linha completa de produtos, cerca de 100 mil itens, sem, necessariamente, tê-los em estoque na loja.

 

"Na farmácia, temos um limite do número de produtos para trabalhar", explica Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre, que tem atualmente 34 lojas espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória (ES). O investimento, segundo ele, não deverá ser significativo uma vez que será necessário acrescentar somente um computador e uma ilha interativa. "É quase como ter um portal dentro da farmácia", diz. A estratégia deverá incrementar o segmento de delivery da rede, chamado Onofre em Casa, criado em 1999, e que hoje já representa 35% do faturamento da empresa, que deverá somar cerca de R$ 800 milhões esse ano.

 

Na parceria fechada com a Casas Bahia, o principal apelo é a forma de pagamento. Os clientes da rede varejista poderão desfrutar do mesmo sistema de pagamento da Casas Bahia, através de boleto bancário com vencimento em 30 dias ou parcelando os remédios em até dez vezes, sem acréscimo, pelo cartão de crédito. Para pagamentos à vista, a Onofre vai oferecer descontos que podem chegar a até 80% sobre o preço de tabela em alguns produtos.

 

"Vamos dar acesso à compra de medicamentos a pessoas que não têm talão de cheques, cartão de crédito e até para as que estão com o nome impedido comercialmente", acrescenta. O mecanismo de venda visa facilitar a compra. "O cliente faz o pedido no quiosque, nossa central analisa o crédito, o que ele está levando e o tíquete médio. Depois de, no máximo, duas horas o cliente recebe os medicamentos e o boleto em casa, sem taxa de entrega", diz Arede.

 

Desde o dia 29 de outubro, já foram instalados os primeiros dez quiosques em lojas da Casas Bahia em São Paulo; outros 15 devem ser abertos até o início de janeiro; mais 45 entre fevereiro e junho e outros dez até setembro de 2009, sempre nos mercados onde a Onofre já atua, para viabilizar a logística de distribuição. Os espaços foram padronizados em 9 m, montados pela Onofre a um custo de R$ 100 mil cada. Arede calcula que até o final do próximo ano os investimentos da Onofre nos quiosques da Casas Bahia somarão R$ 10 milhões.

 

O diretor da Onofre destaca que a parceria com a Casas Bahia vai representar também a criação de 500 novos empregos, uma vez que cada quiosque terá cinco promotores que auxiliarão os clientes em suas compras. Os primeiros dez estandes montados já empregaram 60 novos funcionários, considerando também os coordenadores e gerentes contratados para implantar o novo negócio. A Drogaria Onofre é a rede farmacêutica com maior faturamento por loja e a oitava em faturamento total no País, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Na hora da crise, marketing de busca

Depois de anos de crescimento acelerado, a publicidade on-line enfrenta sua primeira grande crise desde o estouro da "bo...

Veja mais
Assai chega a 21 lojas

O Grupo Pão de Açúcar inaugurou a 21 loja da rede Assai. A unidade, instalada no bairro de Itaquera...

Veja mais
Rede Dia abre nova loja em Santo André

A rede de supermercados Dia abre nesta semana mais uma loja em Santo André (SP), desta vez no bairro Campestre, o...

Veja mais
Varejo aposta no crescimento do País

A pouco menos de 50 dias de 2009, o mercado varejista já tem nas mãos a perspectiva econômica do pr&...

Veja mais
Sadia sofre mais um processo por perdas

O escritório de advocacia norte-americano Howard G. Smith entrou com uma ação em benefício d...

Veja mais
Produtores agrícolas brasileiros são reféns de transgênicos

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse nesta terça-feira (11) que o pacote tecnol&...

Veja mais
Indústria de chocolate tenta recuperar fôlego no Natal

Depois da "onda doce" que fez tremer as prateleiras nos últimos anos - o consumo de chocolate disparou 41% entre ...

Veja mais
Magazine Luiza sente a crise e parte para promoção com "cliente mais fiel"

Os primeiros dias de novembro foram os piores para o varejo em muito tempo, afirmou a presidente do Magazine Luiza, Luiz...

Veja mais
Camicado reforça meta de crescer fora de SP

A Camicado Houseware, varejista paulistana de utensílios para casa e artigos de cama, mesa e banho, inaugura hoje...

Veja mais