A Drogaria Onofre vai mais que triplicar sua rede de pontos-de-vendas até o próximo ano e, ao mesmo tempo, reduzir custos com seu imobilizado em estoque. A empresa de varejo farmacêutico decidiu aproveitar os resultados positivos da parceria que fechou com a Casas Bahia - para implantar quiosques de vendas de medicamentos, produtos de perfumaria e cosméticos em 80 lojas da empresa - e vai instalar também em suas próprias farmácias ilhas de venda de produtos com entrega em domicílio. A idéia é disponibilizar ao cliente a linha completa de produtos, cerca de 100 mil itens, sem, necessariamente, tê-los em estoque na loja.
"Na farmácia, temos um limite do número de produtos para trabalhar", explica Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre, que tem atualmente 34 lojas espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória (ES). O investimento, segundo ele, não deverá ser significativo uma vez que será necessário acrescentar somente um computador e uma ilha interativa. "É quase como ter um portal dentro da farmácia", diz. A estratégia deverá incrementar o segmento de delivery da rede, chamado Onofre em Casa, criado em 1999, e que hoje já representa 35% do faturamento da empresa, que deverá somar cerca de R$ 800 milhões esse ano.
Na parceria fechada com a Casas Bahia, o principal apelo é a forma de pagamento. Os clientes da rede varejista poderão desfrutar do mesmo sistema de pagamento da Casas Bahia, através de boleto bancário com vencimento em 30 dias ou parcelando os remédios em até dez vezes, sem acréscimo, pelo cartão de crédito. Para pagamentos à vista, a Onofre vai oferecer descontos que podem chegar a até 80% sobre o preço de tabela em alguns produtos.
"Vamos dar acesso à compra de medicamentos a pessoas que não têm talão de cheques, cartão de crédito e até para as que estão com o nome impedido comercialmente", acrescenta. O mecanismo de venda visa facilitar a compra. "O cliente faz o pedido no quiosque, nossa central analisa o crédito, o que ele está levando e o tíquete médio. Depois de, no máximo, duas horas o cliente recebe os medicamentos e o boleto em casa, sem taxa de entrega", diz Arede.
Desde o dia 29 de outubro, já foram instalados os primeiros dez quiosques em lojas da Casas Bahia em São Paulo; outros 15 devem ser abertos até o início de janeiro; mais 45 entre fevereiro e junho e outros dez até setembro de 2009, sempre nos mercados onde a Onofre já atua, para viabilizar a logística de distribuição. Os espaços foram padronizados em 9 m, montados pela Onofre a um custo de R$ 100 mil cada. Arede calcula que até o final do próximo ano os investimentos da Onofre nos quiosques da Casas Bahia somarão R$ 10 milhões.
O diretor da Onofre destaca que a parceria com a Casas Bahia vai representar também a criação de 500 novos empregos, uma vez que cada quiosque terá cinco promotores que auxiliarão os clientes em suas compras. Os primeiros dez estandes montados já empregaram 60 novos funcionários, considerando também os coordenadores e gerentes contratados para implantar o novo negócio. A Drogaria Onofre é a rede farmacêutica com maior faturamento por loja e a oitava em faturamento total no País, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).
Veículo: Gazeta Mercantil