Pagot anuncia investimentos de R$ 1.4 bi nas estradas de MT

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O diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT, Luiz Antônio Pagot, afirmou dia 7, durante visita a AMM, que cerca de 70% dos municípios de Mato Grosso serão beneficiados com as obras de pavimentação e manutenção previstas para os próximos cinco anos.

 

Pagot informa que serão investidos R$ 1 bilhão e 400 milhões nas rodovias federais que cortam o Estado. Ele explica que 32 licitações já estão em andamento e as obras serão divididas em duas etapas. "Todo esse trabalho vai mudar a realidade da malha viária mato-grossense e beneficiar milhares de pessoas", destacou. Em reunião com o presidente da AMM, Pagot fez um balanço dos investimentos e das obras em execução. Na etapa pavimentação serão asfaltadas as BRs 158, 164 e 364. Na BR 158, a pavimentação de 100 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira e o distrito Alô Brasil (Serra Nova Dourada), já teve início. Em outro trecho da BR a obra do contorno da reserva Marawetsê, de 140 quilômetros, está em fase de projeto. Está em fase de licitação, um trecho de 210 quilômetros, na estrada que vai para Vila Rica, divisa com Pará.

 

Na BR 163 serão pavimentados 53 quilômetros, entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará. Está previsto para concluir no primeiro semestre de 2009, o trecho entre Diamantino e o Distrito de Deciolândia, na BR 364. "Os serviços foram divididos em dois lotes. O primeiro, entre os quilômetros 614 e 675, está avaliado em R$ 34,3 milhões. O segundo lote, localizado entre os quilômetros 675 e 720, foi iniciado em agosto de 2008 e está orçado em R$ 26,8 milhões", declara Pagot. Segundo o diretor do DNIT, outros dois importantes trechos, de Deciolândia a Itamarati do Norte e de Brasnorte a Sapezal, também serão pavimentados. No primeiro trecho o processo está em fase de licitação e no segundo as obras já começaram. "As obras de pavimentação da BR-364 eram muito aguardadas pela população da região. A rodovia serve como ponto de convergência de várias rotas do norte do estado até Cuiabá e é fundamental para o transporte da produção agrícola de Mato Grosso", lembrou.

 

A etapa de manutenção rodoviária será dividida em dois grandes projetos: Programa de Investimentos Rodoviários (PIR IV) e o Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias Federais (CREMA). O primeiro programa será realizado em dois anos e vai atingir 2.200 quilômetros. O trabalho de restauração será realizado no primeiro ano e o de manutenção no segundo. Através do CREMA 2.400 quilômetros serão restaurados em cinco anos. Nos três primeiros anos as obras serão de restauração e nos anos subseqüentes o trabalho será de manutenção.


Veículo: O Estado de Mato Grosso


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