As vendas de chocolate devem somar 300 mil toneladas neste ano, alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A estimativa considera o consumo continuado (barras, bombons, tabletes) e os produtos sazonais (Páscoa e figuras).
Segundo a entidade, apenas para dezembro, as vendas de produtos de chocolate de uso continuado devem chegar a 26,1 mil toneladas, o que representa um crescimento de cerca de 10% em comparação à média dos demais meses do ano e 5% acima de dezembro de 2007. Segundo dados Nielsen, as vendas de chocolate no Natal representam 18% do mercado anual.
A média mensal de 2008 estimada até agora pela Abicab (fora a Páscoa, que é um momento atípico) foi de 23,8 mil toneladas, cerca de 4,8% maior que a do ano passado. Em 2007 a média mensal foi de 22,7 mil toneladas, 15,8% acima de 2006, quando a média mensal foi 19,6 mil toneladas.
Par o fim do ano, os fabricantes utilizam o apelo do Natal para reforçar as vendas. “Nosso lema é que o chocolate qualifica quem dá e agrada a quem recebe”, destacou Mauricio Weiand, vice-presidente da área chocolate da Abicab. “É um produto eclético. Pode ser sofisticado, exótico, proporcionar diversão e, ao mesmo tempo, oferece uma grande variedade de sensações de prazer”, assinalou.
Os panetones com chocolate, segundo a entidade, já representam 40% do total produzido.
Veículo: O Estado do Maranhão