Concorrentes, fornecedores, varejistas e o mercado financeiro estão apreensivos em relação à Hypermarcas. Isso porque Nicolas Fischer, ex-diretor-presidente da Nivea Brasil, assume a presidência da divisão de consumo da empresa depois de amanhã.
O alemão Fischer é conhecido no mercado de higiene e beleza por ter dobrado as vendas da Nivea Brasil em cinco anos e, principalmente, por sua proximidade com o consumidor. Nos seis anos em que esteve no comando da filial da empresa alemã, Fischer fez dezenas de visitas a casas de consumidores em vários estados do País - coisa que não é comum na Hypermarcas, onde, conforme fontes do setor, o foco está mais no varejista do que no comprador final. Com base no que ouvia nessas visitas, Fischer reformulou produtos e criou novos - o que também é raro na Hypemarcas, onde todo o portfólio vem de aquisições passadas.
"Quero ver como vai ser essa nova administração. O estilo do Fischer é totalmente oposto ao do Hypermarcas e ao de Junior", disse um varejista, referindo-se a João Alves de Queiroz Filho, maior acionista da empresa.
Na Nivea, Fischer foi responsável por enxugar o número de itens vendidos pela empresa. "Não adianta chutar a bola para todo lado em um País tão grande", dizia ele. A Hypermarcas, por sua vez, tem quase 4 mil itens.
"Por ser tão diferente da empresa, talvez ele seja o homem certo", disse um concorrente.
Veículo: O Estado de S.Paulo