Refeição fora do lar movimenta R$ 215 bi

Leia em 1min 30s

O brasileiro come cada vez mais fora de casa. Com o avanço do trabalho feminino, o aumento da distância entre casa e local de trabalho, somados ao crescimento do turismo interno, comer fora do lar já representava, em 2009, 31% das despesas das famílias com alimentação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa expansão, o setor de food service movimentou R$ 215 bilhões em 2011, alta de 17,8% sobre o ano anterior, de acordo com a ECD Consultoria em Food Service. Para 2014, a projeção é crescer ao menos 25%, atingindo R$ 270 bilhões, respondendo por 38% dos gastos com alimentação.

Com os preparativos para Copa e Olimpíadas, fabricantes de equipamentos para cozinhas, como Prática, Cozil e Elvi, estimam expansão de 16% a 30% em 2012. Segundo o diretor da ECD, Enzo Donna, em um restaurante padrão, o aporte médio em equipamentos varia entre 35% e 55% do investimento, dependendo dos gastos com serviços de alvenaria.

Na outra ponta da cadeia, os planos de expansão das redes de comidas se multiplicam, especialmente as asiáticas. Há perspectiva, inclusive, de entrada de novas bandeiras, aposta o Grupo Ornato, dono da rede de comida chinesa Jin Jin Wo, com 70 restaurantes. O grupo acaba de abrir a primeira unidade de sua nova bandeira, a Jin Jin Sushi, no Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP). De acordo com Eduardo Morita, diretor de Negócios da rede, a intenção é terminar o ano com mais oito lojas de comida japonesa, além de outras 20 da Jin Jin Wo. Esta última, que só perde para a China in Box - com 153 lojas -, projeta crescer 30% este ano, ante o faturamento de R$ 63 milhões visto em 2011.



Veículo: DCI


Veja também

Marabraz aposta em novas cidades para abrir lojas

Para atingir o ritmo de crescimento esperado pelos executivos para este ano de 2012, a Marabraz se mostra agressiva j&aa...

Veja mais
Setor de cozinha industrial deve crescer acima de 15% em 2012

O brasileiro come cada vez mais fora de casa. Com o avanço do trabalho feminino, o aumento da distância ent...

Veja mais
Padarias terão de trocar máquinas para seguir nova norma

Aprovada em dezembro de 2010, a Portaria nº 197 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alterou a Norma Re...

Veja mais
No mundo do YouTube, quem não é rápido perde a piada

A propaganda faz cada vez mais uso do popular site de vídeos, mas essa pode ser uma estratégia arriscada"N...

Veja mais
A empresa que copiava

A Xerox, que virou sinônimo do fotocópia, agora quer conquistar o consumidor final com impressoras pequenas...

Veja mais
O estranho no ninho da Hypermarcas

Concorrentes, fornecedores, varejistas e o mercado financeiro estão apreensivos em relação à...

Veja mais
Marfrig traz 'homem de varejo' para comandar a Seara

David Palfenir, vindo da ConAgra Foods e com passagem por Pepsico e Procter & Gamble, assume em fevereiroA principal...

Veja mais
Seara anuncia novo presidente-executivo

A Seara confirmou ontem que David Alan Palfenier, 55, será o novo presidente-executivo da empresa. Ele, que atuav...

Veja mais
10 Most Promising Checkout Options (Internacional)

Fazer as compras on line e passar pela loja e retirar o pedido prontinho...  Esse é um dos 10 modos de facil...

Veja mais