No mundo do YouTube, quem não é rápido perde a piada

Leia em 2min 30s

A propaganda faz cada vez mais uso do popular site de vídeos, mas essa pode ser uma estratégia arriscada


"Não quero ser conhecido só como 'aquele garoto do YouTube'", disse Sam Tsui, que ficou famoso em 2009 graças a um vídeo no qual cantava músicas de Michael Jackson. O vídeo foi visto quase 3 milhões de vezes por vários meses. Mesmo assim, Tsui caiu no esquecimento.

Com Luiza, a brasileira que estava no Canadá, os números foram extrapolados. O vídeo em que é citada por seu pai, o colunista social Gerardo Rabello, teve o dobro de visualizações: 5,7 milhões até a semana passada - quando ninguém mais queria ouvir falar da menina. Seu vídeo havia sido publicado só dez dias antes.

"No YouTube, tudo acontece muito rápido para 'bombar' e também muito rápido para ficar velho", diz Eco Moliterno, diretor de criação digital da Africa - a agência que usou o video do bebê Micah, com mais de 34 milhões de visualizações no YouTube, para uma campanha do banco Itaú na TV. Desde que foi lançada, há 20 dias, a propaganda já acumula 9,1 milhões de exibições e vem sendo considerada uma sucesso.

O que, afinal, faz o limite entre êxito e fracasso quando a propaganda usa o YouTube? A resposta, segundo publicitários consultados pelo Estado, depende de como o site é usado.

Três formas. Há, segundo o diretor de contas digitais da Ogilvy, Daniel Tártaro, basicamente três maneiras de se usar o YouTube na propaganda. A primeira é a mais simples: publicar no site gravações feitas para a TV, continuações de comerciais televisivos ou filmes exclusivos para o site. Nesses casos, a intenção é "estudar" a audiência da peça. "O YouTube tem ferramentas que mostram quantas vezes uma pessoa viu o filme, se viu inteiro, se repetiu partes para entender melhor ou se largou o vídeo na metade", diz Tártaro. "São informações que ajudam muito na produção do material de campanha", afirma.

Os banners de anúncios também são um recurso muito usado e servem, muitas vezes, como chamariz para que o consumidor clique em um filme do produto anunciado.

"O conteúdo desse filme, porém, não pode ser qualquer coisa", diz Marcelo Tripoli, presidente da agência digital iThink. "A propaganda no YouTube só funciona se tiver algum conteúdo relevante para quem assiste, seja ele de entretenimento, de informação ou sobre qualquer outro assunto", afirma.

A terceira forma - e a mais arriscada - é usar o próprio conteúdo de vídeos do Youtube. A técnica é conhecida como "hijack", ou seja, a propaganda "sequestra" conteúdos de conhecimento público, aproveitando a popularidade do assunto, numa tentativa de se aproximar do grande público. "Mas é preciso ser muito rápido para fazer isso, porque os assuntos morrem depressa demais na internet. Se a propaganda pega a rabeira da popularidade do assunto, ela tem o feito reverso: em vez de agradar, cria rejeição", explica Tártaro.  



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Setor de cozinha industrial deve crescer acima de 15% em 2012

O brasileiro come cada vez mais fora de casa. Com o avanço do trabalho feminino, o aumento da distância ent...

Veja mais
Padarias terão de trocar máquinas para seguir nova norma

Aprovada em dezembro de 2010, a Portaria nº 197 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alterou a Norma Re...

Veja mais
Refeição fora do lar movimenta R$ 215 bi

O brasileiro come cada vez mais fora de casa. Com o avanço do trabalho feminino, o aumento da distância ent...

Veja mais
A empresa que copiava

A Xerox, que virou sinônimo do fotocópia, agora quer conquistar o consumidor final com impressoras pequenas...

Veja mais
O estranho no ninho da Hypermarcas

Concorrentes, fornecedores, varejistas e o mercado financeiro estão apreensivos em relação à...

Veja mais
Marfrig traz 'homem de varejo' para comandar a Seara

David Palfenir, vindo da ConAgra Foods e com passagem por Pepsico e Procter & Gamble, assume em fevereiroA principal...

Veja mais
Seara anuncia novo presidente-executivo

A Seara confirmou ontem que David Alan Palfenier, 55, será o novo presidente-executivo da empresa. Ele, que atuav...

Veja mais
10 Most Promising Checkout Options (Internacional)

Fazer as compras on line e passar pela loja e retirar o pedido prontinho...  Esse é um dos 10 modos de facil...

Veja mais
Logística "estrangula" MPEs na internet

Colocar uma página eletrônica no ar não é garantia de sucesso quando o assunto é vende...

Veja mais