Lucro da Whirlpool na AL recua 20% no 4º tri

Leia em 1min 10s

Líder no mercado brasileiro de eletrodomésticos com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool obteve lucro operacional de US$ 155 milhões no quarto trimestre de 2011 em sua operação latino-americana, ante US$ 193 milhões registrados em 2010, numa queda de 20%.

As vendas na região somaram US$ 1,3 bilhão, redução de 5% sobre 2010. Excluída a conversão cambial, o recuo nas vendas foi de aproximadamente 1%. Já os embarques tiveram redução de 4%.

Segundo a companhia, menores ganhos através do programa brasileiro de incentivo fiscal à exportação (Befiex), maiores custos com matéria prima, câmbio desfavorável e menor nível de produção são as causas do resultado negativo. Para 2012, a empresa projeta aumento de 2% a 5% nos embarques da região.

Ainda assim, a fabricante registrou alta de 20% em seu lucro líquido global no quarto trimestre, totalizando US$ 205 milhões, ante US$ 171 milhões no ano anterior e US$ 202 milhões no terceiro trimestre. Aumento na rentabilidade da operação norte-americana compensou a condição econômica desfavorável europeia.

No ano de 2011, a empresa registrou queda de 20,8% em seu lucro operacional, somando US$ 792 milhões, ante US$ 1 bilhão em 2010, devido a maiores custos com insumos e combustíveis. O lucro líquido por ação foi de US$ 4,99, ante US$ 7,97 em 2010. Em 2012, a empresa espera lucro de US$ 5 a US$ 5,5 por ação.



Veículo: DCI


Veja também

Substituto de fungicida para a laranja custa até 30% mais

Alternativa possível é o uso de produto do grupo estrobilurina, cujo problema é valer três ve...

Veja mais
Empresários do varejo estão menos otimistas sobre 2012

Principal influência desse resultado veio da queda de 10,8% na expectativa de contratações, revela p...

Veja mais
Raia Drogasil chega a três novos Estados

A rede de farmácias Raia Drogasil vai começar a operar em três novos Estados - Bahia, Mato Grosso e ...

Veja mais
Contratação de crédito atinge R$ 61,2 bilhões

     Financiamentos para o Plano ABC registram crescimento de 78% entre julho e dezembro de 2011 so...

Veja mais
13 marcas da P&G são eleitas “Produto do Ano”

Naturella, Olay, Head&Shoulders e Downy, lançadas há pouco mais de um ano pela P&G, já conq...

Veja mais
Produtor precisa aprender a calcular quanto custa produzir um litro de leite

A PLANILHA BEM ELABORADA PERMITE IDENTIFICAR SE ALGUM FATOR COMPROMETE O RESULTADOO pecuarista investe muitos recursos p...

Veja mais
Publicidade na TV paga cresce 20% e vai a R$ 1,2 bilhão

Enquanto a classe C vai às compras, a publicidade se fortalece no front da TV paga.A ABTA (Associaçã...

Veja mais
Empresa baiana de laticínios investe R$ 40 mi em fábrica

Com aporte de R$ 40 milhões, a empresa de laticínios Davaca, de Ibirapuã, no sul da Bahia, ir&aacut...

Veja mais
Programa agrega valor ao queijo

O Programa Queijo Minas Artesanal, que completou dez anos ontem, assegura, principalmente aos pequenos produtores de lei...

Veja mais