Líder no mercado brasileiro de eletrodomésticos com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, a Whirlpool obteve lucro operacional de US$ 155 milhões no quarto trimestre de 2011 em sua operação latino-americana, ante US$ 193 milhões registrados em 2010, numa queda de 20%.
As vendas na região somaram US$ 1,3 bilhão, redução de 5% sobre 2010. Excluída a conversão cambial, o recuo nas vendas foi de aproximadamente 1%. Já os embarques tiveram redução de 4%.
Segundo a companhia, menores ganhos através do programa brasileiro de incentivo fiscal à exportação (Befiex), maiores custos com matéria prima, câmbio desfavorável e menor nível de produção são as causas do resultado negativo. Para 2012, a empresa projeta aumento de 2% a 5% nos embarques da região.
Ainda assim, a fabricante registrou alta de 20% em seu lucro líquido global no quarto trimestre, totalizando US$ 205 milhões, ante US$ 171 milhões no ano anterior e US$ 202 milhões no terceiro trimestre. Aumento na rentabilidade da operação norte-americana compensou a condição econômica desfavorável europeia.
No ano de 2011, a empresa registrou queda de 20,8% em seu lucro operacional, somando US$ 792 milhões, ante US$ 1 bilhão em 2010, devido a maiores custos com insumos e combustíveis. O lucro líquido por ação foi de US$ 4,99, ante US$ 7,97 em 2010. Em 2012, a empresa espera lucro de US$ 5 a US$ 5,5 por ação.
Veículo: DCI