A marca Paper Mate, pertencente ao grupo Newell Rubbermaid, tenta se recolocar no Brasil após ter saído do país em 2003. Em julho de 2011, a empresa voltou ao país com algumas versões da caneta Kilométrica. Em janeiro deste ano, lançou a Kilométrica 100, importada da Índia.
Richard Mingorance, vice-presidente de marketing para a América Latina da Newell Rubbermaid, diz que o objetivo da empresa não é "bater" a Bic, líder no Brasil, mas sim, "ter participação significativa" no mercado brasileiro, que movimenta US$ 330 milhões, segundo estimativas da empresa. O grupo não divulga o valor investido em marketing.
Além da Kilométrica 100, que custa em torno de R$ 0,70, a companhia lançou recentemente o marcador Sharpie, com o cantor Marcelo D2 como garoto-propaganda. A Paper Mate pertencia ao grupo Gillette e chegou ao Brasil nos anos 80. O setor de papelaria da Gillette foi divido e comprado pela Newell Rubbermaid em 2000, que fechou a operação no Brasil em 2003, "devido às incertezas do cenário nacional", diz Mingorance. "A eleição de Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] e o dólar alto fizeram com que muitas empresas internacionais reduzissem ou fechassem as operações no Brasil."
No quarto trimestre de 2011, a Newell Rubbermaid teve aumento de 3,7% nas vendas, para US$ 1,5 bilhão, e lucro líquido de US$ 80,4 milhões, 6% a mais do que igual período de 2010. No ano, as vendas somaram quase US$ 5,9 bilhões.
Veículo: Valor Econômico