Paper Mate não quer o lugar da Bic

Leia em 1min 10s

A marca Paper Mate, pertencente ao grupo Newell Rubbermaid, tenta se recolocar no Brasil após ter saído do país em 2003. Em julho de 2011, a empresa voltou ao país com algumas versões da caneta Kilométrica. Em janeiro deste ano, lançou a Kilométrica 100, importada da Índia.

 

Richard Mingorance, vice-presidente de marketing para a América Latina da Newell Rubbermaid, diz que o objetivo da empresa não é "bater" a Bic, líder no Brasil, mas sim, "ter participação significativa" no mercado brasileiro, que movimenta US$ 330 milhões, segundo estimativas da empresa. O grupo não divulga o valor investido em marketing.

 

Além da Kilométrica 100, que custa em torno de R$ 0,70, a companhia lançou recentemente o marcador Sharpie, com o cantor Marcelo D2 como garoto-propaganda. A Paper Mate pertencia ao grupo Gillette e chegou ao Brasil nos anos 80. O setor de papelaria da Gillette foi divido e comprado pela Newell Rubbermaid em 2000, que fechou a operação no Brasil em 2003, "devido às incertezas do cenário nacional", diz Mingorance. "A eleição de Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] e o dólar alto fizeram com que muitas empresas internacionais reduzissem ou fechassem as operações no Brasil."

 

No quarto trimestre de 2011, a Newell Rubbermaid teve aumento de 3,7% nas vendas, para US$ 1,5 bilhão, e lucro líquido de US$ 80,4 milhões, 6% a mais do que igual período de 2010. No ano, as vendas somaram quase US$ 5,9 bilhões.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Brasil vai à China tomar lições de inovação tecnológica

A história é contada com orgulho pelos técnicos da Haier, fabricante chinesa de eletrodomést...

Veja mais
Redes buscam pontos na Paulista

Novas empresas estão em busca de pontos para abertura de lojas na Avenida Paulista, o principal centro empresaria...

Veja mais
Indústria de chocolate prevê venda aquecida na Páscoa

As grandes fabricantes de chocolates, que já têm presença consolidada no mercado varejista, projetam...

Veja mais
Nuvens negras sobre os titãs de eletrônicos do Japão

Em apenas três dias da semana passada, as três fabricantes mais célebres de eletrônicos do Jap&...

Veja mais
Genéricos avançam e atingem recorde

O mercado de medicamentos genéricos bateu recorde histórico em 2011 e deverá repetir o bom desempen...

Veja mais
Alta do cacau e do açúcar faz indústria reajustar chocolate

O preço do açúcar nunca subiu tanto quanto em 2011. A commodity atingiu o pico históric...

Veja mais
Stora Enso põe sede global no Brasil

Em um processo de reorganização global que resultou na escolha inédita de uma operaçã...

Veja mais
Novas agências publicitárias surgem com enfoque direto na classe C

Agências de publicidade surgem no mercado especializadas em produção de campanhas com enfoque no aum...

Veja mais
Lácteos chegam mais nas redes

A venda de produtos lácteos no varejo tem apresentado crescimento, com o aumento da renda da populaç&atild...

Veja mais