Estabelecimentos da Capital iniciam período de promoções com descontos de até 70% para zerar estoques.
De hoje até domingo, cinco shoppings de Belo Horizonte abrem a temporada de liquidação, com descontos de até 70% nos produtos. Esta é uma das datas mais esperadas, quando mais de 900 lojas fazem a queima total dos estoques, abrindo espaço nas vitrines para as novas coleções. Além disso, a liquidação na semana que antecede o Carnaval é também uma estratégia dos malls para manter o desempenho das vendas em períodos menos aquecidos, como os meses de janeiro e fevereiro.
A Liquidação do Lápis Vermelho, tradicional promoção realizada pelos shoppings da rede Multiplan, que na Capital será realizada no BH Shopping, no Diamond Mall e no Pátio Savassi, é um bom exemplo. Serão mais de 500 lojas participantes. Para o evento, que começa hoje e vai até domingo, os malls investiram R$ 400 mil. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o BH Shopping espera um crescimento em vendas de 14%.
"Esse percentual é ainda mais significativo, chegando a 50%, se compararmos com dias úteis normais. uma época boa para os lojistas liquidarem os estoques e para os clientes comprarem mais barato", disse a gerente de Marketing Livia Paolucci.
No Diamond Mall, a gerente de marketing Flávia Louzada afirma que é a oportunidade para adquirir produtos diferenciados com descontos de até 70%. A expectativa é de atrair mais de 30 mil pessoas por dia. " um tipo de ação que alavanca as vendas, por ser um mês em que muitas pessoas aproveitam o feriadão para viajar, por isso a estratégia da liquidação ocorrer antes do Carnaval", disse a gerente.
No Pátio Savassi, a gerente de Marketing Rejane Duarte disse que estarão em promoção peças clássicas, itens que não saem de moda ou que continuam na próxima estação, como vestidos e camisas. Alguns itens, segundo ela, serão vendidos com até 50% de desconto.
O Shopping Del Rey também abre a temporada de liquidação. Para o tradicional "Ponto Mix", que ocorre até domingo, haverá queima de estoques de verão nas mais de 180 lojas, com descontos de até 70%. O gerente de marketing Fábio Amorim prevê que nos quatro dias de promoção o centro de compras deva receber 168 mil pessoas. "O Ponto Mix já se firmou como uma opção de compras com grandes descontos. Essa tradição, aliada à proximidade do Carnaval, quando muita gente faz compras para viajar, deverá impulsionar as vendas", afirma.
Para chamar a atenção dos consumidores para a liquidação, promotoras irão circular no centro de compras com sacolas amarelas que trazem o símbolo do "Ponto Mix". As lojas também vão usar toda a criatividade para atrair os clientes, com decoração especial das vitrines. Além dos grandes descontos, em um lounge montado na praça de eventos, haverá espaço para massagem corporal e um DJ irá anunciar as ofertas.
No Shopping Cidade, o Bazar de Verão, que acontece neste fim de semana, vai oferecer produtos com até 70% de desconto. Para este ano, a previsão é um aumento de 15% nas vendas em relação a 2011, e são esperadas 260 mil pessoas durante os três dias de liquidação, o que representaria aumento de 25% no fluxo de clientes.
De acordo com a gerente de marketing Carolina Vaz, o "Bazar" é uma estratégia para aquecer as vendas de fevereiro, mês considerado ruim para o comércio por causa do feriado de Carnaval. "Este ano também daremos a oportunidade para quem trabalha durante a semana poder aproveitar os bons preços. Além disso, a liquidação é estratégica, já que contribui para segurar o desempenho do mês que é, normalmente, mais fraco devido", disse Carolina.
No Minas Shopping, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, o período de liquidações foi adiado para março. Esta é a mesma estratégia do Boulevard Shopping, que marcou a temporada de promoções para os dias 1 a 4 de março. Para a chamada liquidação "OFF Price de Verão", são esperadas 240 mil pessoas. Segundo o gerente de marketing Daniel Vieira, ao adiar o período de liquidação, o objetivo é atrair o público que retorna das férias e do Carnaval. A expectativa é de um incremento de 30% nas vendas no período, em relação a um final de semana normal.
Veículo: Diário do Comércio - MG