Maior grupo varejista do mundo, o Wal-Mart deu início a processo de concorrência para escolha de nova agência publicitária no Brasil. Africa, QG, Leo Burnett e NBS estão na disputa pela verba publicitária da rede varejista, estimada em R$ 20 milhões. A selecionada vai
atender à principal bandeira do grupo no País, o Wal-Mart Supercenter, que estava na carteira da JWT desde 2004. A agência abriu mão da conta e não participa da concorrência, deixando de atender ao anunciante no início de 2009.
Com uma comunicação menos agressiva que a de concorrentes como Pão de Açúcar e Carrefour, o investimento publicitário do Wal-Mart no País é um dos menores entre os gigantes do varejo. Mesmo assim, a concorrência agita o mercado. Entre as quatro agências que disputam a conta, duas delas já estão dentro do grupo: a QG é a agência do BIG, adquirido pelo Wal-Mart, e a Leo Burnett atende a Sam's Club.
"Razão de Ser" é uma das últimas campanhas institucionais criadas pela JWT para o anunciante. O comercial, que ressalta a qualidade no atendimento aos clientes e a política de preços baixos, foi destacado pelo Wal-Mart como o melhor filme da rede em todo o mundo. A assinatura diz: "Por que será que no final da compra o carrinho do Wal-Mart fica mais em conta que o carrinho dos outros?". O slogan: "preço sempre menor; vida sempre melhor" reforça o conceito.
Presente no Brasil desde 1995, o Wal-Mart atua em 18 Estados através das bandeiras Wal-Mart Supercenter, Hiper Bompreço e Bompreço, BIG, Mercadorama e Nacional, Todo Dia, Sam's Club e atacados Maxxi. O Wal-Mart divulgou crescimento de 10% em seu lucro no último trimestre deste ano. A estratégia de se concentrar em baixos preços manteve a lucratividade da empresa, em meio à retração do consumo no mundo todo devido à crise financeira.
Veículo: Propaganda & Marketing