Para os shopping centers do País, a crise ainda não chegou. Um indício de que o setor está otimista são as campanhas para o Natal. As empresas não só não alteraram suas estratégias como ampliaram investimentos em marketing. Em relação a 2007, a verba de comunicação é, em média, 10% superior à aplicada nas festas do ano passado.
Para este Natal, muitos dos shoppings direcionam seu foco para as crianças, apostando no poder dos consumidores mirins de influenciar a decisão de compra dos pais. Além disso, investem no uso de mídias não tradicionais para seduzir os consumidores, como internet e a impressão em caixas de pizza.
Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), apontam que existem no País atualmente 382 centros de compras - incluindo as inaugurações previstas. Apenas neste mês cinco novos estabelecimentos serão abertos, enquanto outros 22 serão inaugurados no ano que vem. A associação projeta um faturamento de R$ 64,4 bilhões, valor 11% superior ao de 2007.
Veículo: Gazeta Mercantil