A Kibon apresenta ao varejo as novidades que vão refrescar a estação mais quente do ano. Presente no dia-a-dia dos varejistas e consumidores com mais de 70 produtos, a marca soma ao seu portfólio de sorvetes o sortimento necessário para todas as ocasiões de consumo – de jantar com amigos a festas de fim de ano –, sendo uma oportunidade para o varejo aumentar o ticket médio e, conseqüentemente, a lucratividade.
A marca, que saiu na frente e lançou em setembro a primeira onda de produtos para o verão 2008/2009, colocará no mercado, até dezembro, novos produtos para completar o mix para o período, o mais importante para categoria. Com os lançamentos, a Kibon prepara-se para atender o consumidor na temporada mais importante do mercado de sorvetes no Brasil – entre setembro e março –, que concentra 70% do consumo da categoria. Os lançamentos para novembro e dezembro estão nas linhas Kibon Cornetto, Kibon Clássicos 2 litros, Kibon 2L 70% leite, Fruttare pote 490 ml, Kibon Carte d´Or Creme de Coco com Abacaxi e MagnuM – a grande novidade. Estes produtos somam-se aos lançamentos da marca que chegaram aos pontos-de-venda em setembro – Fruttare Açaí e Acerola, Sonho de Valsa e Ouro Branco 2L, picolés Milho Verde e Coco Queimado, picolé Mascotes e Kibon Panettone 2L.
Os sorvetes Kibon são desenvolvidos com ingredientes simples e naturais como leite, chocolate e frutas e livre de gordura trans - a Kibon foi a primeira marca a trazer este beneficio para seus produtos -, 0% gordura e sem adição de açúcar.
“Nossa missão é levar acima de tudo vitalidade para o dia-a-dia dos consumidores com produtos que entreguem sabor e qualidade nutricional e, por isso continuamos investindo em sabores refrescantes e 100% naturais, além de sorvetes nutritivos, fontes de vitaminas e cálcio, para uma dieta saudável e balanceada. A Kibon oferece opções saborosas e divertidas para diversas ocasiões de consumo e para todos os dias”, garante Tatiana Carvalho, gerente de marketing de Kibon.
Para comunicar as inovações no varejo, com mais clareza e menos poluição visual, a Kibon preparou material de divulgação exclusivo para o ponto-de-venda, composto por cartazes, tabelas, banners, adesivos para conservadoras (freezers) e conservadora vertical para armazenar as inovações. “As conservadoras ganharam nova identidade visual, reforçando os ingredientes com que os sorvetes Kibon são produzidos – leite, chocolate e frutas. Além de material de divulgação, estão previstas ações de ativação para os consumidores e shoppers durante toda a estação”, comenta Ciro Tourinho, gerente de Canal Tradicional da área de Customer Marketing da Unilever.
Completando a campanha de divulgação das inovações, a Kibon terá campanha em mídia nacional com filmes e anúncios para lançamentos específicos, eventos e ações com consumidores pela internet. Os consumidores podem obter informações sobre os produtos pelo SAC da Kibon (0800-707 9933) ou pelo site www.kibon.com.br.
Portfólio amplo: variedade no PDV para oferta ao consumidor
Linha 70% leite
A Kibon, pioneira em oferecer 70% de leite na formulação dos potes 2L dos sabores Creme, Flocos e Napolitano – os três mais vendidos da linha – estende agora o atributo para mais quatro sabores neste verão: Morango, Carioca, Coco e Abacaxi e Passas ao Rum, completando assim a linha. Com a inovação, os sorvetes ganham mais cremosidade e passam a entregar mais cálcio – duas bolas de sorvete (60g cada) têm a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite de 200 ml, ou seja, aproximadamente 20% da necessidade diária.
A principal novidade da linha é o relançamento do sabor Chocolate – também com 70% de leite -, que, a pedido dos consumidores, passa a integrar o portfólio fixo da marca e tem nova formulação com inspiração nos chocolates belgas – os mais requisitados pelos profissionais da gastronomia no mundo. Outro atributo da inovação, destacado nas novas embalagens é a cremosidade dos sorvetes 2L Kibon. Segundo pesquisa de Hábitos e Consumo, realizada pela Kibon, a cremosidade é o segundo item mais importante para o consumidor de sorvete de massa. Por apresentarem 70% de leite em sua fórmula, os sorvetes Kibon garantem mais cremosidade a seus consumidores.
Nutritivos e saborosos, a linha é dedicada à família, uma sobremesa comum em ocasiões como o almoço de família. Com o relançamento, os varejistas poderão oferecer com a linha pote 2L, principal geradora de trafego no PDV, sorvetes nutritivos – uma preocupação que cresce a cada dia entre os shoppers. A inovação contará com comunicação 360 graus durante o verão, com campanha em TV e material de PDV.
Os potes 2L da linha 70% leite de Kibon têm preço sugerido de R$ 15,40 e estarão disponíveis em padarias, supermercados e restaurantes, a partir de 15 de novembro.
Chocolates refrescantes
Chocolate e sorvete compõem fórmulas de sucesso, por isso, entre os lançamentos da Kibon para o verão, cinco levam o chocolate na formulação.
Sorvete, diz pesquisa da Universidade de Amsterdã com mais de 300 mulheres em seis países da Europa, está diretamente ligado à felicidade, ou seja, é capaz de despertar um sorriso. Em análise de expressões faciais das participantes enquanto elas comiam diferentes alimentos de seu dia-a-dia (maçã, barra de cereal, chocolate, sorvete e iogurte), a pesquisa mostrou 64% delas mostraram um olhar de felicidade quando degustavam sorvete.
O chocolate é ainda apontado como um dos itens mais irresistíveis para as mulheres, segundo uma pesquisa realizada pela Unilever com 3,5 mil mulheres entre 18 e 35 anos, em 13 países, incluindo o Brasil. As brasileiras são, entre todas as outras, as maiores fãs do ingrediente. Os resultados mostraram que 93,3% das brasileiras acreditam que o chocolate é uma tentação difícil de resistir e comê-lo é como se dar um presente, além de garantir o bom humor.
MagnuM: autoridade mundial em prazer
O picolé MagnuM, sinônimo de qualidade e principal marca de sorvetes da Unilever no mundo, chega ao Brasil neste verão como uma novidade requintada e em sabores irresistíveis: Clássico, Dark Chocolate – os dois feitos com o mais puro chocolate Belga –, Amêndoas e Dulce de Leche, produzido exclusivamente para o mercado brasileiro.
Com a credencial de autoridade mundial em prazer, os picolés MagnuM chegam para conquistar os consumidores que buscam prazer na degustação de um sorvete diferenciado . Os sabores Clássico e Dark Chocolate são feitos com chocolate belga – o melhor do mundo na opinião de dez entre dez chefs de cozinha.
Os sorvetes MagnuM são produzidos com ingredientes sofisticados e cobertura incrivelmente crocante, combinação que proporciona a máxima sensação de prazer. O picolé MagnuM Clássico combina um cremoso sorvete de baunilha com uma espessa camada de chocolate belga. Já Magnum Amêndoas tem amêndoas finas e tostadas em uma deliciosa cobertura de chocolate ao leite. Finalmente, as novidades MagnuM Dark Chocolate - produzido com flocos de chocolate belga e cobertura de chocolate meio amargo -, e o Magnum Dulce de Leche - que possui sorvete de doce de leite recheado por uma trufa de doce de leite - completam as inovações da marca.
Para o varejo é a possibilidade de oferecer um produto com maior valor agregado e, conseqüentemente, obter margem alta e lucratividade. O lançamento de Magnum será fortemente suportado por mídia e eventos com consumidores e certamente será a grande atração desse verão! MagnuM terá uma distribuição focada em padarias, restaurantes, empórios e lojas de conveniência, com preço sugerido de R$ 4,00.
Cornetto Sonho de Valsa
A deliciosa novidade da Kibon chega à linha Kibon Cornetto para agitar o ponto-de-venda. É a combinação de dois campeões de preferência em um único produto: Sonho de Valsa é o bombom mais vendido e Cornetto é líder de vendas no segmento cone.
A inovação Cornetto Sonho de Valsa repete a bem sucedida parceria com a empresa Kraft Foods e traz aos consumidores e shoppers o bombom Sonho de Valsa em versão cone – com recheio do ínicio ao fim.
O novo Cornetto Sonho de Valsa combina sorvete de creme de amendoim e castanha de caju com recheio sabor de chocolate, cobertura de chocolate com amendoim e castanha de caju em copo de biscoito com cobertura de chocolate. Nos pontos-de-venda, restaurantes, lojas de conveniência, padarias, entre outros, a partir de novembro, Cornetto Sonho de Valsa tem preço sugerido de R$ 3,40 e complementa o portfólio da linha que inclui Choco Mix, Brigadeiro e Crocante, além das versões Sundae Chocolate e Sundae Frutas Vermelhas.
Para o varejo o lançamento é uma oportunidade para gerar a experimentação, trafego e o giro no canal. A linha também tem grande apelo jovem, sendo uma opção para o mix voltado a este público no canal de vendas.
Os queridinhos em pote 2L
Agora toda a família poderá saborear os seus picolés preferidos em casa, de colher. A Kibon lança também a linha Clássicos 2L e traz ao mercado os picolés favoritos em pote: o aclamado picolé Brigadeiro ganha versão pote, compondo a linha com o Chicabon 2L – o picolé e pote queridinhos do Brasil. Com o lançamento, a linha ganha nova identidade visual – potes coloridos que as deixarão mais atrativa que só os sorvetes da Kibon oferecem.
Com as inovações, a Kibon objetiva diferenciar os potes Chicabon e Brigadeiro – que já são sucesso no palito – no ponto-de-venda, gerando maior visibilidade e, consequentemente, melhor potencial de vendas. O preço sugerido ao consumidor final de R$ 16,40.
Bombom para comer de colherada
Outros recém-lançados sorvetes são as versões dos tradicionais bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, agora para comer de colherada em potes 2L. Resultado de uma parceria de sucesso de mais de quatro anos com a Kraft Foods, os deliciosos sorvetes são mais duas opções em chocolate para os consumidores.
Com embalagens mais atrativas, que destacam a fidelidade dos sabores dos bombons nos dois sorvetes, produto tem valor agregado e oferece oportunidade de aumento de lucratividade ao varejista. A inovação conta com ações inusitadas de ativações em diversos PDV, como cross merchandising com os bombons nos supermercados, e comunicação para impactar consumidores, gerando estímulo para experimentação e aumentando o trafego no canal. O valor sugerido para venda é de R$ 16,40.
Chocolate tipo belga em pote 2L
Outra novidade em chocolate é o pote 2L 70% Leite sabor Chocolate – já citado. Antes sazonal para período da Páscoa, ele entra para o portfólio fixo com nova fórmula, inspirada em chocolate belga – os melhores do mundo e mais requisitados por gourmets, além de 70% de leite. O melhor chocolate e mais cremosidade fazem do sorvete um produto imperdível!
Fruttare Limão 490 ml
Depois do sucesso do lançamento da linha Fruttare potes Manga e Coco, a Kibon amplia o portfólio da marca e apresenta Fruttare Limão em versão pote 490ml - um dos mais refrescantes picolés da linha agora pode ser consumido sem culpa, como sobremesa ou sempre que bater uma fominha.
Por se tratar de um produto premium alinhado com as tendências de consumo de alimentos saudáveis, a inovação oferece ao varejo oportunidade para incrementar as vendas e o sortimento no ponto-de-venda, especialmente no verão - a linha Fruttare já é líder de vendas da categoria e grande geradora de trafego.
A intenção é atrair pessoas que querem manter uma alimentação saudável, mas que não abrem mão de consumir alimentos saborosos. Sorvete ideal para o verão e com preço sugerido de R$ 7,50, oferece os atributos essenciais para o período: refrescância, sabor e baixa caloria – 68 kcal/bola – e benefícios nutricionais – limão é fonte de vitamina C. Além disso, a linha atende a necessidade de pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos, já que seu tamanho é adequado para o consumo individual.
Feito com fruta 100% natural, livre de gordura trans, conservantes e corantes artificiais, Fruttare Limão 490ml vem com a novidade do selo do IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas), que chancela todos os sorvetes da linha, picolés e potes, comprovando que estes são produzidos com frutas de verdade.
Milho Verde Pote 2L
Para refrescar o verão e valorizar a cultura e preferências regionais, a Kibon lança com exclusividade para o interior de São Paulo a inovação Milho Verde em pote 2L. O lançamento é uma oportunidade para o verejista incrementar ainda mais o portfolio de sabores típicos e regionais alinhado a qualidade da marca. O preço sugerido é de R$ 15,90.
Carte d’Or Creme de Coco com Abacaxi
A Kibon lança ainda o sabor Kibon Carte d’Or Creme de Coco com Abacaxi, com a combinação de dois ingredientes autênticos e saborosos: é feito de sorvete de coco com uma deliciosa calda de abacaxi e coberto com raspinhas de coco.
Com embalagem e receita premium e conceito de sobremesa pronta que vai do freezer para a mesa, Kibon Carte d’Or Creme de Coco com Abacaxi 0,9L possui alto valor agregado e possibilita ao varejista oportunidade de maior rentabilidade e aumento do ticket médio, já que seu preço sugerido é de R$ 12,50.
Kibon Carte d’Or Creme de Coco com Abacaxi completa a linha composta por Torta de Morango, Creme Crocante, Pavê Chocolate, Papaya com Cassis, Creme Trufa e Brigadeiro. Na linha 0% gordura, Kibon Carte d’Or pode ser encontrado nos sabores Maracujá, Framboesa e Chocolate.
Panettone gelado
A Kibon e a Bauducco, líderes de mercado em seus respectivos segmentos, fazem nova parceria – pelo sétimo ano consecutivo – e lançam o sorvete Kibon Panettone, a versão gelada e saborosa do tradicional gostinho do Natal. Com chegada aos pontos-de-venda de todo o Brasil a partir de outubro, o sorvete tem uma produção 15% maior em relação ao ano de 2007 para atender a demanda dos consumidores
A edição limitada para comemorar o Natal ainda traz na embalagem uma receita exclusiva. A novidade está sendo vendida em potes de 2 litros pelo preço sugerido de R$ 16,40 em todo o Brasil, exceto Manaus - R$ 18,70 e Rondônia – R$ 18,00. Para anunciar a chegada do produto nos pontos-de-venda, até as conservadoras têm roupa nova, um adesivo temático para a inovação.
Fruta 100% natural no palito
Como a temporada exige refrescância e novidades, Kibon buscou a diversidade das frutas brasileiras para lançar dois novos sabores na linha Fruttare, intitulados “Raízes da Terra”: os picolés Açaí e Acerola, este último fonte de vitamina C, a base de água. Toda a linha é 100% natural, livre de conservantes e corantes artificiais, além de ter baixa caloria.
A naturalidade ganhou inclusive a chancela do IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas – que atesta que todos os picolés e sorvetes de pote Fruttare são desenvolvidos com frutas de verdade. Kibon é a única marca de sorvetes reconhecida pelo IBRAF.
Encontrado em todo o Brasil, é uma opção prática e saudável para o almoço ou lanche, na praia ou na cidade, a um preço também irresistível: entre R$ 1,40 a R$ 1,70.
Para a criançada
Para as crianças, a Kibon trouxe ao mercado em setembro o Mascotes, picolé de leite com recheio líquido de chocolate, mais uma opção para este público no ponto-de-venda por um preço de R$ 1,50.
Sua fórmula, com 60% de leite e enriquecido com vitaminas A e D, é fonte de cálcio, tornando o produto atrativo para mães que desejam oferecer um produto gostoso e nutritivo para seus filhos. O leite é uma rica fonte de cálcio, mineral reconhecido pelo seu papel no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes e saudáveis. As vitaminas A e D são importantes para a dieta diária. A primeira desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso e processo imunológico. A segunda tem função importante no funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue e crescimento celular. O picolé também é uma opção divertida e informativa para as crianças: vem com figuras com informações e curiosidades sobre diversos animais de estimação – 25 diferentes animais.
“Delícias da Terra”
Na edição especial “Delícias da Terra”, a marca preparou dois picolés que remetem à saudosa lembrança dos docinhos caseiros: Milho Verde e Coco Queimado. Os produtos chegaram ao mercado em setembro e estão sendo comercializados em todo o País.
Por ser uma edição limitada, os picolés têm tamanho menor – seu peso líquido é de 45 ml – para se diferenciar dos demais picolés Kibon, além de ter também um menor preço, acessível a todos os públicos. O preço sugerido de R$ 1,00.
Exposição inteligente
Além dos atributos oferecidos para os shoppers e consumidores, a Kibon recomenda a exposição da linha para diferentes pontos-de-venda.
Para o pequeno varejo e padarias, a recomendação é a escolha certa do mix de produtos em virtude do espaço geralmente reduzido do canal de distribuição e adequado ao perfil do consumidor. Outra sugestão da marca é direcionar os materiais promocionais às áreas mais visitadas do local.
Já para o grande varejo, a recomendação é a trabalhar com marcas, sabores, tamanhos e embalagens que os shoppers mais costumam comprar neste local, dando atenção maior a ruptura destes produtos, aumento da visibilidade das inovações e dos tipos de sorvete menos conhecidos com sinalizações, planograma adequado e/ou locais exclusivos e, finalmente, não limitar a seção de sorvetes às áreas geladas do canal, por conta da baixa penetração, para tornar o momento da compra do sorvete prazeroso como sua degustação.
“Além da correta exposição das inovações na conservadora, a atenção especial para compra de produtos para evitar rupturas e a utilização do material de divulgação para o ponto-de-venda – desenvolvido para informar corretamente e evitar a poluição visual – podem contribuir para o incremento das vendas”, afirma Ricardo Cano, gerente de desenvolvimento e distribuição da área de Customer Marketing.
KIBON
A Kibon atua no mercado de sorvetes há mais de 65 anos, sendo a primeira indústria brasileira do segmento. O primeiro sorvete da marca foi o Eskibon, seguido, ainda no mesmo ano (1941) por Chicabon. Atualmente, possui unidades fabris no interior de São Paulo (Valinhos) e Recife. A preferência dos consumidores pelos produtos Kibon reflete a liderança significativa da marca, que tem 53,1% de participação no mercado de sorvetes, segundo A/C Nielsen – consolidado agosto-setembro/2008.