Comércio de pneus está aquecido

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Apesar do cenário positivo, revendas reclamam da invasão de produtos importados.



A entrada de produtos importados de baixa qualidade no mercado e a falta de infraestrutura das rodovias que cortam o Estado, o que atrasa as entregas, foram as principais reclamações feitas pelas empresas que vendem pneus para caminhões em Belo Horizonte e região metropolitana. Mesmo com todas as dificuldades, a demanda por estes produtos ainda está em alta e a previsão é de que o desempenho do setor melhore em 2012.

Segundo o gerente comercial da Minas Pneus, Flávio Greco, a empresa vende cerca de 35 mil pneus de caminhão por ano entre as unidades de Minas e da Bahia. Entre 2010 e 2011, o faturamento cresceu 9,5%, incluindo o ganho com as vendas de pneus para veículos de passeio. Greco afirma que mesmo com os bons números o crescimento da empresa tem sido estável nos últimos quatro anos.

"Tivemos uma melhoria das vendas em 2009, no pós-crise, mas desde então as vendas estão estabilizadas", afirma. "Mesmo com o consumo aquecido, a entrada de produtos importados de baixa qualidade atrapalha muito as vendas", completa.

Criada em 1959 pelo empresário Anatólio Koroth, a empresa é direcionada ao comércio atacadista e varejista. A Minas Pneus tem uma estrutura com 200 funcionários divididos em dez lojas, sendo duas em Belo Horizonte, uma em Sete Lagoas, uma em Contagem e outras seis na Bahia, e atende a demanda somente destes dois estados.

A unidade da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa), em Contagem, tem 2 mil metros quadrados e é a responsável pela venda de pneus para caminhões, com mais de 20 anos de atuação no mercado mineiro. Em janeiro, a empresa inaugurou outra unidade de 10 mil metros quadrados em Feira de Santana, na Bahia, também voltada para veículos de grande porte. "Por enquanto, não temos projetos de expansão", garante Greco.

Expansão - A Toc Pneus revende pneus de caminhão para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Mesmo com apenas 5% da receita voltada para este setor, a empresa afirma ter tido um aumento de 15% nas vendas de pneus nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2011. O grupo tem seis lojas na capital mineira e outras três em Betim, Contagem e João Monlevade. Porém, somente a unidade Amazonas, com 1,2 mil metros quadrados, é responsável pela venda ao setor atacadista de veículos de grande porte.

O gerente de vendas, Jorge Peixoto, disse que a empresa oferta dez modelos de pneus, todos de fabricação nacional. A perspectiva para 2012, segundo ele, é muito boa. "Enquanto o consumo continuar crescendo no Brasil, este setor só tem a ganhar", aposta. "Nosso maior entrave é com a infraestrutura das estradas mineiras", completou. Peixoto explicou que a empresa faz parceria com distribuidoras para entrega de mercadoria na região metropolitana e perde eficiência com a má condição das rodovias.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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