Comércio gaúcho define estratégias para 2009

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O comércio varejista dos vales do Taquari e do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, já está preparando o seu plano de ações para 2009. Nesta quarta-feira (19), micro e pequenas empresas participantes do projeto Pólo de Pontos de Vendas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, ação impulsionada pelo Sebrae/RS, reúnem-se em um encontro que irá definir as estratégias para o próximo ano com foco em novas capacitações. A atividade será realizada a partir das 7h30, na unidade regional Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo, em Lajeado.

 

De acordo com a gestora do projeto Pólo de Pontos de Vendas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Patrícia da Silva Moraes, o plano de ações, que será elaborado de forma conjunta com os empreendedores, tem como base os resultados obtidos por meio da ação 'Cliente Oculto' e de diagnósticos gerenciais realizados em cada empresa. “O plano será elaborado de forma coletiva, com o próprio grupo de empresários apontando os aspectos a serem trabalhados. A avaliação, com foco na questão financeira, mercadológica e estratégica, servirá de subsídio para a construção do planejamento de 2009”, avalia.

 

A gestora antecipa que, entre as capacitações que serão desenvolvidas em 2009, está um curso voltado para a gestão visual das lojas. Patrícia destaca, ainda, que os empreendedores de Lajeado pretendem trabalhar de forma efetiva para a criação de uma marca que caracterize a região onde os empreendimentos estão localizados. O grupo de comércio atendido pelo projeto contempla empreendimentos dos setores de vestuário, alimentação, viagem, floricultura e farmácia, entre outros.

 

Segundo a consultora do Sebrae/RS Gilca Marchesan o encontro também será uma oportunidade para que os empreendedores avaliem as ações realizadas em 2008. Na opinião da gestora, que participou do processo do 'Cliente Oculto', os empreendimentos devem focar seu trabalho em capacitações relacionadas ao processo de vendas, visando o incremento dos negócios. “A partir dessas experiências, incluindo uma missão empresarial ao Rio de Janeiro para avaliação de pólos comerciais, serão definidas as estratégias para o próximo ano. Dessa forma, tais empreendimentos poderão crescer e melhorar seu processo de vendas e de atendimento, alguns dos itens avaliados pelo Cliente Oculto”, destaca.

 

O projeto Pólo de Pontos de Vendas dos Vales do Taquari e Rio Pardo atende micro e pequenas empresas do setor de comércio de bens e serviços localizadas na Rua Capitão Schneider, em Teutônia, na Super Quadra de Compras da Rua Sete de Setembro, em Taquari e na Avenida Benjamin Constant, entre as Ruas Júlio de Castilhos e Olavo Bilac, em Lajeado. A ação tem por objetivo ampliar a carteira de clientes, através da cultura da cooperação, aumentando o faturamento e profissionalizando a gestão dos negócios.

 

A ação, desenvolvida pelo Sebrae/RS, tem como parceiros a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Lajeado, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), a Prefeitura Municipal de Lajeado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac/RS).


Veículo: DCI


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