Gerentes do setor de comércio das unidades do Sebrae no Nordeste e representantes de associações varejistas de todos os estados da região estão reunidos em Fortaleza para conhecer o Programa Varejo Competitivo, desenvolvido pioneiramente no Ceará. Implantado em 2005, o projeto, que conta com a parceria do Senac, Facic e Associação Cearense de Supermercados, oferece aos pequenos varejistas as ferramentas necessárias para que eles possam enfrentar a concorrência e assegurar a sobrevivência do negócio.
Para chegar a esse resultado, o programa oferece acesso à informação, tecnologia e estímulo para assegurar a melhoria contínua do empreendimento por meio de cursos, palestras, oficinas e consultorias. Este conjunto de ações envolve itens que vão da padronização visual da loja, merchandising e higiene e manipulação de alimentos a finanças e precificação, além da gestão de compras, qualidade no atendimento ao cliente e relações interpessoais.
No Ceará, o programa já atendeu, em três anos, mais de 300 mercadinhos e pequenos supermercados, na capital e interior. De acordo com pesquisa realizada recentemente, 97% dos proprietários participantes afirmaram que o projeto ajudou a gerenciar melhor seus estabelecimentos e 72% registraram crescimento de 5% no faturamento.
Na avaliação, 98% das empresas pesquisadas aprovaram a metodologia, as capacitações e as consultorias disponibilizadas, classificando-as entre boa e ótima. Em relação ao item “mudanças promovidas na empresa”, os resultados foram os seguintes: 98% das empresas pesquisadas afirmaram que o atendimento melhorou; 60% mudaram a fachada/pintura; 86% organizaram o lay-out/gôndolas; 74% implantaram o fardamento para colaboradores; 81% melhoraram a higiene e manuseio dos alimentos; 78% implantaram outras formas de pagamento (cartão e cheque); e 30% informatizaram suas empresas por conta das orientações recebidas durante o programa.
Veículo: DCI