Programa garante sobrevivência de pequenos varejistas

Leia em 1min 30s

Gerentes do setor de comércio das unidades do Sebrae no Nordeste e representantes de associações varejistas de todos os estados da região estão reunidos em Fortaleza para conhecer o Programa Varejo Competitivo, desenvolvido pioneiramente no Ceará. Implantado em 2005, o projeto, que conta com a parceria do Senac, Facic e Associação Cearense de Supermercados, oferece aos pequenos varejistas as ferramentas necessárias para que eles possam enfrentar a concorrência e assegurar a sobrevivência do negócio.

 

Para chegar a esse resultado, o programa oferece acesso à informação, tecnologia e estímulo para assegurar a melhoria contínua do empreendimento por meio de cursos, palestras, oficinas e consultorias. Este conjunto de ações envolve itens que vão da padronização visual da loja, merchandising e higiene e manipulação de alimentos a finanças e precificação, além da gestão de compras, qualidade no atendimento ao cliente e relações interpessoais.

 

No Ceará, o programa já atendeu, em três anos, mais de 300 mercadinhos e pequenos supermercados, na capital e interior. De acordo com pesquisa realizada recentemente, 97% dos proprietários participantes afirmaram que o projeto ajudou a gerenciar melhor seus estabelecimentos e 72% registraram crescimento de 5% no faturamento.

 

Na avaliação, 98% das empresas pesquisadas aprovaram a metodologia, as capacitações e as consultorias disponibilizadas, classificando-as entre boa e ótima. Em relação ao item “mudanças promovidas na empresa”, os resultados foram os seguintes: 98% das empresas pesquisadas afirmaram que o atendimento melhorou; 60% mudaram a fachada/pintura; 86% organizaram o lay-out/gôndolas; 74% implantaram o fardamento para colaboradores; 81% melhoraram a higiene e manuseio dos alimentos; 78% implantaram outras formas de pagamento (cartão e cheque); e 30% informatizaram suas empresas por conta das orientações recebidas durante o programa.


Veículo: DCI


Veja também

Carrefour tem novo comando em meio à crise

O Carrefour S.A., a maior rede varejista da Europa, nomeou Lars Olofsson, da Nestlé S.A., para substituir seu pri...

Veja mais
DNIT analisa rebaixamento de linha férrea

Técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) estiveram na última segunda-fei...

Veja mais
Comércio gaúcho define estratégias para 2009

O comércio varejista dos vales do Taquari e do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, já está preparando ...

Veja mais
Cetelem vai expandir serviços do cartão Aura

A partir da parceria da Cetelem, financeira do grupo BNP Paribas, com a MasterCard e com a Redecard, clientes do cart&at...

Veja mais
Permanece impasse sobre novas regras previdenciárias

A reunião de ontem entre o ministro da Previdência Social, José Pimentel, com senadores que defendem...

Veja mais
Intel prevê que alta do dólar leve à falta de PCs nas lojas no Natal

A dificuldade de negociação entre varejistas e fabricantes, diante das oscilações do d&oacut...

Veja mais
Nestlé aposta no food service

A Nestlé, maior companhia mundial do setor alimentício, investirá 17 milhões de francos su&i...

Veja mais
Venda de genéricos aumenta 47% no terceiro trimestre

A crise parece que teve um efeito colateral inverso na indústria de medicamentos genéricos. No terceiro tr...

Veja mais
Recuperação do dólar pode beneficiar têxteis

A crise internacional, o novo patamar de dólar e a redução de crédito podem trazer vantagens...

Veja mais