Dona da Riachuelo registra resultado mais fraco

Leia em 2min 10s

Uma combinação de vendas mais fracas e aumento das despesas com abertura de lojas comprometeu no quarto trimestre a performance da Guararapes, dona da rede Riachuelo. A companhia teve lucro líquido de R$ 146,46 milhões no período, 10% abaixo do registrado um ano antes.

A receita líquida aumentou 12,8%, para R$ 1,03 bilhão, no trimestre. Mas, no critério mesmas lojas, as vendas avançaram apenas 1,3%, um desempenho considerado "tímido" pelo diretor de financeiro e de relações com investidores da companhia, Túlio Queiroz.

Esse fenômeno, no entanto, não foi particular da rede Riachuelo. Também sentiram impacto da desaceleração da economia outras varejistas de capital aberto como Hering, Renner e, em maior grau, a Marisa. Todas essas varejistas apresentaram crescimento de vendas no conceito mesmas lojas no quarto trimestre, mas em patamares considerados bastante modestos pelo mercado.

No caso da Riachuelo, o desempenho operacional também foi afetado pela maior concentração do ciclo de aberturas de lojas no fim do ano. Das 22 unidades inauguradas em 2011, 14 foram abertas nos últimos três meses, inflando as despesas. Com isso, o lucro operacional (Ebit) caiu 6,5%, para R$ 215,3 milhões, em relação a um ano antes.

Segundo Queiroz, cada nova loja inaugurada pela Guararapes leva entre três e cinco anos para atingir o nível de maturação. Para este ano, a companhia planeja abrir mais 30 unidades, depois de encerrar 2011 com um total de 145 lojas.

Na lista de inaugurações, estão incluídas três lojas do novo formato da companhia, a Riachuelo Mulher. Cada unidade desse bandeira ocupa uma área de vendas entre 500 e 800 metros quadrados. A primeira deve ser aberta no segundo semestre deste ano.

O plano de expansão da Guararapes em 2012 vai exigir investimento total de R$ 300 milhões, quase o mesmo valor aplicado em 2011. Para 2013, a empresa calcula a abertura de mais 30 lojas. "Estimamos ainda um potencial de mais 400 lojas da Riachuelo no Brasil", complementa o executivo, ressaltando que as maiores varejistas de vestuário no país detêm juntas uma fatia de apenas 10% do mercado.

No ano, a Guararapes registrou lucrou líquido de R$ 363,8 milhões, em alta de 7,7% em relação a 2010. A receita líquida da companhia, no período, avançou 16,8%, para R$ 3,04 bilhões.

Segundo Queiroz, a Guararapes conseguiu desviar dos efeitos de aumento de custos com a alta do algodão no primeiro semestre de 2011. "Foi possível recompensar esse efeito agregando valor ao nosso produto e integrando ainda mais a cadeia produtiva", disse.

A margem bruta da empresa, no ano, ficou em 57,4 %, praticamente estável em relação a 2010.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Maioria dos britânicos gosta de lavar louça

Após as refeições, na cozinha de sua casa em Hitchin, a 55 km ao norte de Londres, a família...

Veja mais
Feijão segue com tendência de alta

Ficou um pouco mais caro comprar nos supermercados do Grande ABC em março.O preço da cesta básica c...

Veja mais
Preços dos ovos de Páscoa variam de 17% a 40%

O Procon de Blumenau divulgou ontem uma pesquisa que aponta a variação de 17% a 40% no preço dos ov...

Veja mais
Chips e calçados têm imposto menor

Política industrial estadual contempla setores tradicionais e inovadores Na tentativa de dar fôlego a segm...

Veja mais
Revogação do ponto eletrônico

Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federaç&at...

Veja mais
Vigor aplica R$ 1,5 milhão em reposicionamento de marca

A indústria de laticínios Vigor, parte do Grupo JBS, investiu R$ 1,5 milhão para reposicionar a mar...

Veja mais
Vigor Alimentos apresenta novo posicionamento de marca

Empresa começa 2012 com lançamento de produtos, reformulação deembalagens e investimento em ...

Veja mais
Mundo verde ultrapassa R$ 200 milhões em faturamento

Depois de crescer 14% em 2011, a Mundo Verde - rede de lojas especializada em produtos naturais e orgânicos - prev...

Veja mais
Best Buy anuncia cortes e vai fechar 50 lojas nos EUA

A Best Buy, única rede de eletrônicos remanescente nos EUA, anunciou ontem nova estratégia para seus...

Veja mais